Refinanciamento de veículo: saiba como funciona

Você já conhece a nova modalidade de empréstimos pelo refinanciamento de veículo? Ela funciona da seguinte maneira: você deixa seu automóvel como garantia e pode aproveitar todos seus benefícios, como, por exemplo, taxas de juros menores que empréstimos pessoais. Continue a leitura para saber mais!

O que é refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículo é uma categoria de crédito onde um veículo é colocado como comprovação de que a ação será paga. Dessa forma, refere-se à uma das possibilidades do empréstimo com garantia, que, por você ter um bem (veículo, imóvel ou salário), disponibiliza crédito com juros menores.

Assim, o bem que você tiver pode te auxiliar a ganhar dinheiro para usar da forma como desejar ou precisar. Por causa disso, o refinanciamento de veículo é considerado uma das linhas de crédito mais benéficas da área.

Mais uma vantagem do refinanciamento de veículo é que não é necessário parar de utilizar o veículo que está no contrato. Mesmo assim, é normal que se sinta insegurança ao contratar crédito e deixar a propriedade como garantia.

Como funciona o refinanciamento de veículos?

Veja, a seguir, ponto por ponto, como funciona o refinanciamento de veículo!

1. O automóvel continua em nome do proprietário

Durante a realização de um refinanciamento de veículo, o automóvel de quem conseguiu o crédito fica transferido para a instituição financeira que disponibilizou o dinheiro, no decorrer de todo o tempo de contrato. Ou seja, se foi realizado um empréstimo com pagamento em até 60 meses, somente depois desse período que o veículo condicionado paga o crédito.

Também, é muito importante saber que, mesmo com essa alienação de seu bem, você pode continuar a utilizá-lo normalmente, já que todos os documentos continuam no seu nome. Essa alienação não significa que você entregará seu automóvel por completo para uma instituição, mas que vai colocá-lo como garantia em caso de não cumprimento do acordo financeiro que foi feito, podendo perdê-lo apenas em caso de inadimplência.    

2. O crédito depende do valor de mercado do veículo

Funciona da seguinte maneira: quanto mais novo for o seu automóvel, maior é a quantidade de dinheiro que será disponibilizada para empréstimo. Afinal, ele é a garantia que poderá ser transformada em dinheiro e que você está oferecendo caso deixe de pagar. 

O limite de dinheiro a ser emprestado varia de acordo com a instituição, porém, existem algumas que chegam a fazer o refinanciamento com até 100% do valor do veículo. Já a avaliação do valor de mercado do seu carro, geralmente, segue as tabelas Fipe ou Molicar. 

3. Automóveis com até 10 anos de fabricação

Normalmente, podem ser utilizados em sua garantia veículos de qualquer modelo e de até 10 anos de fabricação, sendo que automóveis mais antigos do que isso geralmente não são utilizados para o empréstimo. Porém, existem algumas instituições que costumam aceitar veículos um pouco mais antigos, com até 15 anos de fabricação. Dessa forma, é preciso consultar as condições da instituição na qual você pensa em fazer o acordo. 

4. Prazo mais longo

O tempo máximo para pagar o refinanciamento de veículo também depende de qual instituição você escolherá para efetuar todo o processo. Geralmente, algumas podem ofertar até 60 meses para quitar o empréstimo realizado.

Documentos necessários para o refinanciamento

A documentação necessária é facilmente encontrada e normalmente é utilizada no dia a dia. Veja a lista a seguir:

  •  RG e CPF ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); 
  •  CRV (Certificado de Registro Nacional) do carro; 
  •  DUT (Documento Único de Transferência) do automóvel;
  • Comprovante de renda; 
  • Comprovante de residência.

Etapas do refinanciamento

Agora, confira quais são as etapas do refinanciamento:

1. Solicitação

Nos dias atuais, existe a possibilidade de realizar simulações do empréstimo de seu refinanciamento de veículo no site de alguma instituição, como a Credisul. Após esse procedimento, também é possível solicitar o financiamento via internet, depois de preencher certas informações ou, se preferir, pode ser feito por telefone, dependendo da empresa.

2. Análise de crédito

É durante essa etapa onde é realizada uma pesquisa de acordo com a situação financeira de quem pretende solicitar o empréstimo, com a finalidade de verificar se conseguirá quitar os pagamentos e se está de acordo com todos os critérios exigidos pela instituição financeira contratada.

3. Análise jurídica e vistoria do veículo

É necessária uma triagem e verificação da documentação dos clientes que solicitaram o refinanciamento de veículo, onde também será avaliado o automóvel que será colocado como garantia do empréstimo.

4. Assinatura do contrato

Após a aprovação das etapas anteriores, é fornecido um documento formal com os detalhes da negociação para assinatura. Esse documento deve ser assinado e entregue à empresa. 

Vantagens do refinanciamento de veículos

Se colocarmos em comparação o refinanciamento de veículo, as taxas de juros são bem menores em relação ao empréstimo pessoal, visto que há um risco menor da instituição ou banco se prejudicar com inadimplências. O automóvel disponibilizado por quem realiza o empréstimo se torna garantia caso, na pior das hipóteses, não seja pago o acordo. Por isso que são menores as taxas de juros de refinanciamento de veículo. 

Esse modo de financiamento também abre a possibilidade do pedido de grandes valores pelo cliente, mas depende do automóvel que é colocado como garantia. Normalmente, o valor do empréstimo pode chegar a 30 mil reais, ao mesmo tempo que outros empréstimos com garantias de menor valor geralmente só atingem 3 mil reais. 

Dessa forma, o refinanciamento de veículo se torna uma ótima opção para aqueles que querem fazer uma nova obra em suas casas, realizar a compra de um outro automóvel ou, até mesmo, fazer uma viagem.

Então, entre outros benefícios também é possível citar: 

  • Menores taxas de juros em comparação com outros tipos de empréstimos; 
  • Melhores condições para pagamento; 
  • Geralmente pode atingir até 30 mil reais de empréstimo; 
  • A posse do automóvel continua com o proprietário; 
  • Se o automóvel for novo, o cliente pode receber um empréstimo alto.

Para mais detalhes sobre refinanciamento de veículo e todas as suas vantagens, acesse o site da Credisul e faça agora mesmo uma simulação com a empresa que está desde 1999 no mercado e zela pelo bem-estar do cliente!

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta