O que significa antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis: saiba o que é e como utilizar!

Uma das principais competências de um bom empreendedor é saber encontrar soluções financeiras para a empresa, principalmente em tempos de crise.

Para aprimorar ainda mais suas habilidades de gestão empresarial, apresentaremos a antecipação de recebíveis. Você sabe como funciona esse recurso e quando ele é vantajoso?

Neste artigo, você irá conhecer mais sobre a antecipação de pagamentos para concluir se essa estratégia é adequada para o seu negócio. Acompanhe!

5 Melhores máquinas de cartão para pequenos negócios!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que possibilita que a empresa receba antecipadamente os pagamentos futuros.

Ou seja, você poderá receber o dinheiro das vendas realizadas a prazo por cartão de crédito, boleto e cheques pré-datados, sem precisar cobrar o valor do cliente.

Por exemplo, vamos supor que seu cliente comprou um produto e parcelou em três vezes. O recebimento total da compra poderá levar até 90 dias. Já com antecipação, você poderá receber o dinheiro em poucos dias.

Em tempos de crise, essa é uma estratégia para estabilizar o fluxo de caixa, garantir capital de giro da empresa ou até mesmo lidar com despesas emergenciais de curto prazo

Como funciona?

A solicitação de antecipação de recebíveis varia de uma instituição para outra. Contudo, algumas etapas são similares.

A solicitação pode ser feita em bancos, FIDC (Fundo de Investimento em Contas a Receber), fintechs e plataformas digitais que atuam como correspondente bancária, como a Credisul.

Para solicitar, você deve entrar em contato com a instituição financeira escolhida, informar os valores das notas fiscais que deseja receber e aguardar a liberação do valor.

Há uma taxa para esse pagamento ser feito adiantado. Portanto, o procedimento é semelhante a um empréstimo.

No entanto, as taxas de juros geralmente são mais baixas, porque os bancos têm maior segurança de que você irá pagar pelo crédito.

Além disso, é importante saber que existem diferentes modalidades de antecipação de recebíveis. São elas:

  • parcial: antecipação de alguns pagamentos (parcelas); 
  • integral: adiantamento de todas as parcelas, referentes às vendas realizadas;
  • pontual: antecipações solicitadas para vendas únicas;
  • automática: programação do recebimento antecipado.
Como funciona a antecipação de recebíveis?

Entenda a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo

Como vimos, a antecipação de recebíveis funciona de maneira similar a um empréstimo. Contudo, há diferenças!

No empréstimo, o dinheiro solicitado pela empresa não pertence à organização, mas sim ao banco. Portanto, para disponibilizar valor, o processo é mais burocrático e os juros são mais altos.

É necessário passar na análise de crédito para que a instituição verifique a credibilidade da empresa e comprove qual será a utilização dos recursos.

Já na antecipação, a empresa utiliza antecipadamente a sua receita própria para obter o capital de giro necessário para lidar com determinada situação.

Ou seja, a instituição tem maior segurança de que será paga pelo crédito concedido. Com isso, os bancos podem oferecer taxas de juros mais baratas, e o processo fica mais flexível e a burocracia fica bem menor.

O que levar em conta na hora de solicitar uma antecipação de recebíveis?

Antes de optar por antecipar os valores das suas vendas, existem alguns pontos que você deve considerar para determinar se a transação é realmente necessária e vantajosa para a empresa.

Por isso, antes de assinar qualquer contrato, análise:

  • necessidade: a sua empresa realmente precisa desse recurso para operar?
  • taxa de juros: qual instituição financeira oferece taxas mais competitivas?
  • procedimento: a instituição financeira proporciona uma solicitação rápida e prática para você receber o dinheiro em tempo hábil para arcar com suas despesas?
  • planejamento: a antecipação irá prejudicar as finanças da empresa no futuro?

Qual melhor momento de antecipar os recebíveis?

Ainda que seja um procedimento simples, antecipar as contas a receber não deve se tornar um hábito da sua empresa. Em alguns momentos, é necessário e vantajoso ter este recurso, como:

Pagar despesas emergenciais

Toda empresa está vulnerável a imprevistos, como a necessidade de comprar novos materiais para reabastecer o estoque ou realizar manutenções de equipamentos que não estavam previstos.

Para pagar essas demandas imprevistas e aumentar os recursos do caixa da empresa, a antecipação de recebíveis é uma boa ideia.

Manter o fluxo de caixa positivo

Esse recurso pode ser utilizado como medida estratégica para realizar o pagamento de despesas básicas da empresa.

Salários de colaboradores e despesas fixas que afetam as operações (luz, água, internet, entre outras) são alguns exemplos de pagamentos que não podem atrasar. Assim, você evitará que a empresa fique inadimplente.

Manutenção de novos negócios

Quando o negócio está no começo das operações e o capital de giro ainda é baixo, é comum precisar de recursos financeiros externos para comprar matéria-prima ou pagar o quadro de funcionários.

Nesse caso, para que a empresa consiga operar, a antecipação de recebíveis é uma estratégia inteligente.

Quais cuidados tomar na hora de antecipar recebíveis?

O primeiro cuidado que você deve tomar é quanto a dependência desses valores. Embora tenha seus benefícios, a empresa não pode depender desse recurso para manter suas operações.

Isso porque, a dependência pode dificultar o planejamento financeiro corporativo, desequilibrar o fluxo de caixa e comprometer a permanência da empresa no mercado.

Além disso, para não faltar recursos no futuro, é necessário ter uma boa projeção de fluxo de caixa. Assim, você conseguirá garantir que a antecipação não prejudicará o pagamento das contas dos meses seguintes.

Também é importante analisar se as taxas cobradas pela sua instituição financeira para a transação realmente valem a pena!

Para isso, você deve comparar as taxas de juros das instituições financeiras e escolher a opção mais vantajosa para o seu negócio.

Quando realizar a atencipação de recebíveis?

Conclusão

A antecipação de recebíveis é uma solução de uso emergencial, indicada nos momentos em que a empresa necessita de recursos financeiros para manter as suas operações.

No entanto, para garantir que a operação será vantajosa e não colocará em risco a saúde financeira da empresa, é necessário fazer um bom planejamento.

Precisa de empréstimo pessoal? Veja o passo a passo neste guia completo!

Imagem padrão
credisul
Artigos: 35

Deixar uma resposta