O que é é necessário para conseguir um empréstimo pessoal?

Como fazer um empréstimo pessoal? Veja o passo a passo

Você está precisando de um dinheiro extra para lidar com uma emergência? Então, você deve saber como fazer um empréstimo pessoal

Afinal, é comum passarmos por situações que precisamos de dinheiro rápido e sem burocracias, seja para organizar as finanças, pagar contas emergenciais, abrir uma empresa ou realizar um sonho. 

Na internet, existem inúmeras soluções financeiras. Porém, é preciso ter cuidado para não cair em golpes, nem assumir dívidas caras que podem acabar em endividamento. Para te ajudar neste momento, preparamos este artigo para você. Confira!

O que é empréstimo pessoal?

Antes de saber como fazer um empréstimo pessoal, é necessário entender do que se trata essa operação financeira.

Isso porque, quanto mais você entende sobre o assunto, maiores as chances de optar por uma solução vantajosa, que não vai te deixar endividado. 

O empréstimo pessoal é uma operação financeira onde um banco, financeira ou fintech empresta um determinado valor ao cliente.

Posteriormente, o cliente precisará devolver esse valor, com acréscimo de juros. O pagamento poderá ser feito de à vista ou parcelado, da maneira que for mais cômodo para o solicitante.

Essa é uma das soluções financeiras mais práticas para quem precisa de dinheiro com urgência, pelos mais diversos motivos. 

Além disso, existem duas modalidades de empréstimo pessoal, são elas:

Crédito pessoal não-consignado

Esta é a modalidade mais comum de empréstimo destinada a pessoas físicas, onde a empresa realiza um crédito para o cliente com a possibilidade de pagamento em seguida. 

O compromisso de pagar as parcelas é do cliente. Geralmente, as parcelas podem ser descontadas do cartão de crédito ou da conta de luz. 

Faça uma simulação sem compromisso de crédito pessoal com a Credisul e realize seus sonhos!

Crédito pessoal consignado

O consignado também é destinado a pessoas físicas, porém há uma particularidade. As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento do solicitante.

Por essa razão, o crédito consignado só é possível para pessoas com contrato formal de trabalho, servidores públicos, aposentados e pensionistas no INSS.

Em relação ao empréstimo pessoal, o consignado tem taxas de juros mais baratas, já que a instituição credora possui uma garantia maior de que a dívida será quitada.

Precisa de um empréstimo consignado para organizar suas finanças? Faça uma simulação na Credisul!

como funciona o empréstimo pessoal

Como funciona um empréstimo pessoal?

Quando você deseja descobrir como fazer um empréstimo pessoal, é preciso entender como funciona essa modalidade de crédito.

Atualmente, solicitar seu empréstimo é bastante simples, dependendo da instituição financeira escolhida.

Na maioria dos casos, você pode realizar uma simulação sem compromisso, totalmente online, para verificar taxas de juros e condições de pagamento.

Se gostar da simulação, você pode solicitar seu empréstimo pela internet ao preencher suas informações pessoais.

Seu perfil passará por uma análise de crédito. E, caso seja aprovado, você deverá assinar um contrato e, em poucos dias, o dinheiro cairá na sua conta.

Mas, atenção! Não faça nenhum depósito antecipado para contratar o serviço. Se a empresa solicitar um pagamento antecipado, pare a negociação imediatamente, é  provável que se trate de um golpe.

O primeiro pagamento das parcelas é realizado após o recebimento do valor, sempre para uma conta jurídica. 

Quando fazer um empréstimo pessoal?

O crédito pessoal é visto como uma alavanca para você conquistar os seus objetivos pessoais ou profissionais. Afinal, ele pode ser utilizado para diferentes finalidades, como:

  • quitar dívidas: o crédito pessoal é recomendado para trocar dívidas caras, como cheque especial e cartão de crédito, por opções mais baratas;
  • pagar contas: às vezes, o salário do mês não é suficiente para pagar todas as contas. Antes da situação virar uma bola de neve, você pode recorrer ao crédito pessoal;
  • investir em um negócio: o crédito ainda pode ser usado para abrir um negócio próprio, pagar fornecedores, comprar produtos para vender ou investir no crescimento de uma empresa já existente;   
  • realizar um sonho: o valor também pode ser usado para comprar um carro, reformar a casa, realizar uma viagem ou qualquer outro sonho;
  • financiar estudos: investir no seu futuro profissional também fica mais fácil com um empréstimo.

Viu só como fazer um empréstimo pessoal pode ser a solução para diferentes situações? 

Como fazer um empréstimo pessoal? Conheça as etapas

Agora que já conhece mais sobre o assunto, é hora de conferir o passo a passo de como fazer um empréstimo pessoal. Vamos lá?

Conheça todos os custos

Comparar as taxas de juros entre instituições financeiras é uma forma eficiente de encontrar um empréstimo mais vantajoso.

Porém, é preciso ter ciência de que ainda há outros custos envolvidos nessa operação e você precisa conhecê-los, como IOF, taxas administrativas e seguros. 

O ideal é analisar o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo, que é a soma de todas as taxas do crédito. Ou seja, o quanto você realmente irá pagar pelo crédito.

Documentos necessários para o empréstimo

Após encontrar as melhores opções de crédito, você precisará garantir toda a documentação necessária para a contratação. Geralmente, é solicitado os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de renda (contracheques, holerites, declarações de imposto de renda, extratos bancários e carteira de trabalho);
  • comprovante de endereço (faturas de cartão de crédito, contas de água, energia elétrica, telefone, etc).

Simulação do empréstimo

Em seguida, é só realizar a simulação do empréstimo. Na Credisul, a simulação é feita online e totalmente sem compromisso. Você só precisará informar:

  • quanto dinheiro você precisa;
  • dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço);
  • sua renda mensal;
  • situação profissional;
  • telefone de contato.

Você ainda pode simular a quantidade de parcelas que deseja pagar.

Aguarde a aprovação da análise de crédito

Se você gostar da simulação, é só solicitar seu empréstimo. Você precisará aguardar a aprovação da análise de crédito.

Ou seja, é o momento em que será verificado se você conseguirá arcar com as parcelas, sem comprometer demais a sua renda.

Com seu empréstimo aprovado, basta assinar o contrato, que rapidamente o dinheiro cairá em sua conta para você realizar os seus objetivos.

emprestimo pessoal online rapido e seguro

Conclusão

Agora que já sabe como fazer um empréstimo pessoal e quando ele é indicado, fica mais fácil realizar um procedimento seguro e rápido.

Só não esqueça de comparar as condições de pagamento e as taxas envolvidas no procedimento para encontrar créditos que realmente sejam vantajosos para você.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta