credito pessoal

Crédito pessoal: o que é e como funciona?

 Em busca de fazer um investimento, um curso ou até mesmo viagem, mas que não entra em seu orçamento? Conheça aqui sobre o crédito pessoal e como pode te ajudar a realizar essa meta. 

crédito pessoal
O que é crédito pessoal? | Foto: Unsplash.

O que é crédito pessoal? 

Afinal, o que é crédito pessoal? Crédito ou empréstimo pessoal é uma quantia de dinheiro que uma cooperativa de crédito ou instituição financeira pode disponibilizar a uma pessoa física, e não jurídica, ou seja, para você e não sua empresa, para ser paga no futuro.

A liberdade de uso do crédito pessoal é seu ponto forte, já que não é necessária uma explicação de onde será usada essa quantia, o que não acontece no caso do financiamento, por exemplo. Sem essa necessidade, se torna uma ótima opção para quem quer investir em um negócio, um imóvel, uma viagem que foge um pouco do orçamento, um carro, algum curso que resultará em aperfeiçoamento pessoal e ajudará em sua vida executiva ou até mesmo para crises financeiras.

Só se deve ter cuidado quanto às parcelas, considerando o fato de que ele será no futuro uma despesa a mais, então tenha certeza antes de pegar que suas parcelas estarão dentro de seu orçamento familiar corriqueiro, evitando, assim, dar um passo maior do que pode ser dado ou entrar num ciclo vicioso. 

Como funciona o crédito pessoal? 

Como citado acima, o crédito pessoal é quando uma instituição financeira ou cooperativa concede dinheiro para uma pessoa física, com a condição de que seu documento de identidade seja válido em todo o país. Dado que não é necessário contar sobre a utilização da quantia, só é preciso ajustar as circunstâncias do contrato, por exemplo, a quantidade de parcelas e a taxa de juros (que deve estar de acordo com seu orçamento normal).

Sobre as condições do empréstimo do crédito pessoal, elas dependem de qual instituição financeira ou cooperativa que se está negociando. Acontecem casos de clientes obterem uma linha de crédito pré-aprovada, significando que o dinheiro será liberado em sua conta bancária apenas com uma simples solicitação, porém, essas organizações cobrarão taxas de juros mais elevadas, fazendo com que esse modelo não seja tão atrativo quando feitas as contas no fim do dia. 

Em muitas outras instituições ou cooperativas, opções de empréstimo do crédito pessoal para pessoas negativadas são inexistentes. Use a internet a seu favor e compare diferentes organizações antes de fechar um negócio.

Um ponto importante a ser considerado durante o estudo do crédito pessoal é o Custo Efetivo Total, ou apenas CET. Graças ao CET, é possível visualizar o quanto o empréstimo totalizará, porque ele considera a soma dos impostos da transação (quantia passada da instituição financeira ou cooperativa de crédito para o governo) + as taxas de juros acordadas (percentual cobrado para contemplar o banco por ter feito o serviço) e o valor do empréstimo em si. Em suma, o CET é a taxa que será paga ao fim da quitação das parcelas do empréstimo.

O prazo também é um fator considerável a ser levado na soma para estabelecer a CET no empréstimo. Apesar de ser mais cômodo estabelecer várias parcelas, deve-se lembrar que mais tempo pagando o crédito também significa que o valor final pago será maior também.

O que é limite de crédito pessoal?

Limite é quando o correntista consegue ter acercamento do crédito e reembolsar a taxa de juros a partir do uso do valor que foi solicitado, o que não acontece em empréstimos comuns. Ele já é fixado previamente pelo banco e tem três formas: empréstimos, cheque especial e cartões de crédito. 

A quantia disponibilizada varia de caso a caso, podendo utilizar até o máximo, mas atenção, só o faça se tiver comprometimento e condições para arcar com os futuros pagamentos para quitar sua dívida.

credito pessoal
O que é limite de crédito pessoal. | Foto: Unsplash.

Tipos

Existem três tipos de crédito pessoal:

Crédito pessoal consignado

Esse tipo é destinado a pessoas físicas, porém com uma condição: não ter um contrato de trabalho informal. Isto porque o valor será descontado diretamente do salário da pessoa que pegou o empréstimo, portanto, é ideal para funcionários públicos (municipais, estaduais e federais), aposentados e pensionistas do INSS e aqueles que trabalham em empresas privadas com carteira assinada.

Pessoas assalariadas conseguem uma exceção caso a organização com quem estão negociando tenha um convênio com uma instituição financeira e também uma autorização da liderança.

Crédito pessoal com garantia de veículo ou imóvel

Neste modelo, a pessoa que pede pelo empréstimo deixa seu veículo, ou imóvel como garantia de que quitará a dívida depois. Porém, caso não quite, mesmo que por apenas uma parcela, a organização pode tomar seu veículo ou imóvel como acordado. Para escolher este tipo, o cliente precisa de uma organização financeira impecável e certeza absoluta que conseguirá quitar essas dívidas, porque o bem deixado como garantia sempre custa mais do que o próprio empréstimo, podendo deixá-lo em uma situação financeira pior do que a anterior.

Crédito pessoal não consignado

O crédito pessoal não consignado é o modelo indicado para trabalhadores com contratos formais, como a carteira assinada, empresários e autônomos. Sendo o oposto do consignado, ele é quando o pagamento do empréstimo não é descontado do salário de quem pediu o empréstimo, responsabilizando o cliente a pagar todas as parcelas até o encerramento de seu contrato.

Crédito pessoal o que é.  | Foto: Unsplash.

Vantagens e por que usar? 

Por ser livre de grande parte da burocracia, é perfeito para múltiplas ocasiões, como a quitação de dívidas, pagamento das contas de seu cartão, investir em um próprio negócio, ou quando não se tem um bem como garantia, como casa própria ou automóvel. 

O crédito pessoal tem como vantagens sua simplicidade e autonomia, já que cabe a você usar como bem entender assim que receber o dinheiro, e também quando pagar pelo serviço prestado. Caso queira saber mais sobre crédito pessoal e qual o melhor tipo para você, acesse aqui o site da Credisul: https://www.credisul.com.br/.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta