O que é empréstimo pessoal e como funciona?

O que é empréstimo consignado? Entenda e saiba se compensa

Você sabe o que é empréstimo consignado? Trata-se de um tipo de crédito com taxas mais flexíveis e atrativas, que pode te ajudar em momentos de aperto financeiro ou na hora de realizar um grande sonho. 

Contudo, antes de tomar essa decisão, é preciso pesquisar as opções do mercado, comparar taxas e condições de pagamento, além de considerar vantagens e desvantagens de cada modalidade de crédito.

Neste artigo, você irá conhecer tudo sobre o crédito consignado, o que é, como funciona e quais as vantagens da modalidade. Acompanhe!

O que é empréstimo consignado e como funciona?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS.

Justamente por essa razão que as instituições financeiras conseguem oferecer taxas de juros mais atrativas e condições de pagamento melhores. Afinal, há uma segurança maior de que a empresa será paga pelo crédito concedido.

Porém, como o valor das parcelas é descontado automaticamente do salário ou da aposentadoria do solicitante, a modalidade é direcionada a um público específico.

Logo, quem pode solicitar crédito consignado são: 

  • servidores públicos federais, estaduais e municipais;
  • aposentados e pensionistas do INSS;
  • militares das Forças Armadas;
  • trabalhadores com carteira assinada.

O que é margem consignável?

Quando falamos sobre o que é empréstimo consignado, também é importante apresentar a margem consignável, que influencia diretamente no valor a ser concedido.

Trata-se do limite máximo que o cliente poderá ter seu salário comprometido para pagar as parcelas do empréstimo.

De acordo com a Lei Nº 10.820, as parcelas do empréstimo consignado não podem comprometer mais que 35% do salário do funcionário. Sendo que dessa porcentagem, 5% são exclusivamente destinados para uso de cartão de crédito consignado.

Em 2020, entrou em vigor a Medida Provisória 1.006/2020, que dispõe sobre um acréscimo de 5% ao percentual máximo para a contratação de operações de crédito consignado até 31 de dezembro de 2021.

como funciona emprestimo consignado

Conheça os tipos de empréstimo consignado

Além de saber o que é empréstimo consignado, também é preciso entender que existem diferentes modalidades desse tipo de crédito. Conhecê-las é necessário para entender em qual categoria você se enquadra:

Crédito consignado INSS

É a modalidade exclusiva para aposentados e pensionistas que recebem benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na Credisul, a taxa de juros do crédito consignado para a categoria é de 1,80% ao mês ou 22,40% ao ano, dependendo das condições contratadas. 

Crédito consignado para servidores públicos

Servidores públicos federais, estaduais e municipais também podem solicitar um crédito consignado. 

Na Credisul, a taxa de juros aplicada fica a partir de 0,99 % ao mês ou 14,22% ao ano, dependendo do convênio do funcionário.

Existe crédito consignado privado?

Existe empréstimo consignado para profissionais que trabalham em empresas privadas com carteira assinada sob regime CLT.

Porém, geralmente, essas pessoas não possuem as mesmas condições de pagamento, já que podem ser demitidas a qualquer momento.

As melhores taxas de juros, de modo geral, são destinadas a servidores públicos, aposentados e pensionistas. 

Uma outra alternativa, nesses casos, é o empréstimo pessoal para autônomos, profissionais liberais e de empresas privadas com pagamento em carnê. 

Vale a pena fazer um empréstimo consignado?

Após entender o que é empréstimo consignado, fica mais fácil determinar se vale a pena ou não contratar esse tipo de crédito.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu caso, a dica é pesar as vantagens e as desvantagens da modalidade. Conheça:

Vantagens do crédito consignado

O empréstimo consignado é uma ótima alternativa para organizar a vida financeira ou conquistar seus objetivos, já que proporciona as seguintes vantagens:

  • crédito rápido e descomplicado: você conseguirá ser aprovado com mais agilidade e menos burocracia. Geralmente, o valor é liberado em até 48 horas após análise documental;
  • parcelas fixas: você saberá exatamente quanto irá pagar até a última parcela. Assim, fica mais fácil se planejar para pagar as contas;
  • taxas de juros baixas: é uma das modalidades de crédito com as menores taxas do mercado;
  • disponível para negativados: assim, você terá o valor necessário em mãos para limpar o seu nome;
  • excelente alternativa para quitar dívidas: como possui juros mais baixos, é uma estratégia inteligente trocar dívidas caras pelo consignado;
  • melhores condições de pagamento: é possível parcelar o valor em até 96 meses com a Credisul;
  • créditos mais altos: geralmente, são disponibilizados valores créditos mais altos que em outras modalidades, como o crédito pessoal.

Desvantagens do crédito consignado

Ainda que seja um procedimento facilitado e que tenha taxas e condições de pagamento mais atraentes, para entender a fundo o que é empréstimo consignado, também é necessário considerar as desvantagens da modalidade.

Você precisar avaliar os seguintes contras desse tipo de empréstimo antes de realizar a contratação:

  • não são todas as pessoas que podem solicitar: como o valor é descontado da folha de pagamento, a modalidade é exclusiva para um determinado perfil de cliente;
  • pagamento automático de parcelas: a parcela é descontada diretamente da folha de pagamento. Ou seja, o salário cairá na conta já com o desconto. Portanto, em caso de problemas financeiros, você não poderá adiar o pagamento da parcela;
  • crédito liberado só para quem tem margem: você não pode comprometer mais de 35% do seu salário. Por isso, se você já tem um crédito consignado em andamento, a soma das parcelas não podem ultrapassar esse percentual.

Simule o seu empréstimo consignado agora mesmo no site da Credisul!

Vale a pegar um empréstimo consignado?

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo consignado, o que é, como funciona e as vantagens desse tipo de crédito, fica mais fácil determinar se essa é a opção ideal para você. 

Esse é um excelente recurso para resolver problemas financeiros, lidar com imprevistos, substituir dívidas caras por mais baratas, arcar com despesas de saúde ou até realizar um sonho. 

Contudo, é importante realizar um bom planejamento financeiro para que você consiga arcar com as parcelas, sem comprometer seu estilo de vida e acabar se endividando. 

Imagem padrão
credisul
Artigos: 35

Deixar uma resposta