Quais as linhas de crédito para pequenas empresas?

Linhas de crédito para pequenas empresas: 5 principais tipos

Um dos principais desafios dos novos empreendedores é conseguir capital para tirar sua ideia do papel ou investir no crescimento do seu negócio.

Segundo indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 34% dos micro e pequenos empresários acham difícil contratar linhas de crédito para pequenas empresas devido a burocracias e altas taxas de juros.

Contudo, muitos empresários não sabem que existem diferentes modalidades de crédito para viabilizar a abertura ou expansão do negócio. Para conhecê-las, acompanhe o artigo!

O que são linhas de crédito?

As linhas de crédito são um recurso financeiro que podem ser adquiridos em bancos ou instituições financeiras.

Trata-se de um montante de dinheiro que pessoas jurídicas ou físicas podem pegar emprestado para diferentes finalidades, como abrir uma empresa, quitar dívidas ou manter o negócio operando em momentos de crise.

Você sabe o que é análise de crédito? Entenda tudo neste artigo!

Como funcionam as linhas de crédito para pequenas empresas?

Para ter uma linha de crédito para sua empresa, você precisa solicitá-la em um banco ou instituição financeira, como a Credisul.

Neste processo, será exigido a apresentação de alguns documentos para realização da análise de crédito, como Razão Social da empresa e CNPJ.

Se você for aprovado, já poderá receber o recurso. No entanto, é importante ficar atento na cobrança de juros. Falaremos mais sobre o assunto no decorrer do artigo!

Conheça os 5 principais tipos de linha de crédito para pequenas empresas

Existem várias linhas de crédito para pequenas empresas para viabilizar a abertura do negócio ou impulsionar o crescimento.

Algumas possuem taxas de juros mais acessíveis e prazos mais vantajosos. Conheça as modalidades a seguir:

Crédito para capital de giro

Essa modalidade de crédito atende às diversas necessidades de fluxo de caixa da empresa, como pagamento de salários, fornecedores e aluguel.

Não há necessidade de explicar a finalidade do empréstimo no momento da aplicação. Além disso, você pode optar por pagar bimestralmente, semestralmente ou integralmente, após o término do contrato.

Esse tipo de crédito é mais indicado para necessidades de curto prazo, pois o prazo das parcelas costuma ser de 12 meses.

tipos de linhas de crédito para empresas

Antecipação de recebíveis

Já a antecipação de recebíveis permite que a empresa receba os valores das vendas realizadas no cartão de crédito de forma antecipada.

O processo costuma ser menos burocrático, pois se trata de valores que já pertencem à empresa e apenas serão antecipados pela instituição financeira.

Como existe essa garantia de pagamento, as taxas de juros praticadas são mais baixas e o crédito fica mais barato.

É uma alternativa bastante utilizada por empresários que ainda não possuem capital de giro para manter o negócio funcionando.

Contudo, é importante ressaltar que também se trata de uma opção de curto prazo, geralmente indicada para pagar despesas mais urgentes.

Financiamento

O financiamento é um crédito concedido para um fim específico e previamente definido em contrato, tal como a aquisição de imóveis ou equipamentos.

As condições de crédito variam de acordo com o agente financeiro, que pode financiar de 80% a 100% dos ativos, já os prazos de pagamento costumam ser maiores.

Microcrédito

Dentre as opções de linhas de crédito para pequenas empresas, ainda há o microcrédito. Trata-se de um empréstimo concedido a pessoas físicas ou a microempresários que pretendem iniciar ou expandir seus negócios.

Este modelo é destinado a empreendedores formalizados, como MEIs (microempreendedores individuais) e pequenas empresas (EPP), como também autônomos informais que têm dificuldade em obter outros tipos de empréstimos.

Nessa modalidade, os juros costumam ser menores e há maior facilidade em conseguir a tão desejada aprovação.

Empréstimos com garantia

Neste tipo de linha de crédito para pequenas empresas, é necessário colocar um bem como garantia de que o dinheiro concedido será pago posteriormente.

Os tipos mais comuns são os empréstimos com garantia de veículo e empréstimos com garantia de imóvel, também conhecidos como home equity.

Como existe essa garantia do pagamento, as chances de inadimplência são reduzidas. Desta forma, as taxas de juros são mais baixas e os prazos de pagamento mais longos.

O que avaliar antes de contratar uma linha de crédito para a sua empresa?

Como vimos, existem diferentes linhas de crédito para pequenas empresas. Porém, independentemente da modalidade desejada, essa decisão impacta diretamente na saúde financeira do seu negócio.

Por essa razão, existem algumas medidas que você deve aplicar e pontos a se considerar antes de assinar o contrato de empréstimo. Confira:

Elabore um Planejamento financeiro

Antes de escolher uma linha de crédito para pequenas empresas, é fundamental que você faça um planejamento financeiro e entenda o impacto do parcelamento no caixa da empresa.

O crédito deve ser o potencializador do seu negócio, por isso é tão importante organizar suas finanças e separar seu fluxo de caixa para o pagamento das parcelas.

Além disso, avalie taxas, prazos de pagamento e como a empresa fará o pagamento das parcelas.

O importante é tentar não prometer mais do que 30% do fluxo de caixa com empréstimos. Assim, você evita o endividamento.

Agora, se você deseja iniciar um novo negócio, é necessário analisar os recursos necessários para tirar o plano do papel.

Além disso, analise bem se você conseguirá pagar as parcelas do crédito no estágio inicial da empresa, porque geralmente os lucros não são imediatos.

Pesquise e faça simulações

Cada instituição financeira possui uma política de crédito, que engloba juros, taxas, prazos e restrições. Essa política costuma variar de acordo com o banco.

Portanto, é uma etapa importante pesquisar e simular créditos em diferentes instituições para determinar a melhor solução para as necessidades da empresa.

Além disso, ao entender as práticas de mercado, é possível ter mais poder de negociação para conseguir condições de pagamentos mais favoráveis.

A Credisul, por exemplo, é uma plataforma que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos.

Nós trabalhamos com diversos bancos para te proporcionar as melhores taxas e condições de pagamento. Portanto, não há necessidade de realizar diversas simulações de crédito. Nós fazemos isso para você e te apresentamos as opções mais vantajosas!

Fique atento ao CET

Ao executar a simulação, não se esqueça de revisar todos os custos envolvidos na operação.

Isso porque nos empréstimos também incidem outras taxas, como tarifas administrativas e IOF. Esses valores podem encarecer seu empréstimo e te pegar de surpresa.

Então, ao comparar linhas de crédito para pequenas empresas, tenha como referência o CET (Custo Efetivo Total).

Quando você sabe exatamente quanto precisa pagar, pode evitar situações inesperadas de parcelamento, como o aumento das parcelas.

financiamento bndes pequenas empresas simulador

Conclusão

Agora que você já sabe que existem diferentes linhas de crédito para pequenas empresas, já pode analisar qual a melhor forma de captar recursos para tirar seus planos do papel ou acelerar o crescimento da sua empresa.

Além disso, não esqueça de realizar um bom planejamento financeiro para garantir que você conseguirá arcar com os custos das parcelas do empréstimo.

Precisa de crédito? Faça uma simulação sem compromisso na Credisul e consiga capital de giro para sua empresa!

Imagem padrão
credisul
Artigos: 35

Deixar uma resposta