Mitos e verdades sobre o financiamento

Está pensando em comprar a casa própria ou o carro dos sonhos? Então o financiamento certamente faz parte dos seus planos. Mas antes de se aventurar em algo tão importante, é necessário saber algumas informações importantes sobre. Assim, você escolhe aquele que melhor se adapta a sua realidade, sabendo de todos os principais mitos e verdades sobre ele. Vem com a gente!

Descubra 8 mitos e verdades sobre o financiamento. | Foto: Freepik.

O que é financiamento score e financiamento?

Antes de te apresentar os mitos e verdades, você precisa entender dois pontos básicos e importantes sobre o financiamento. Primeiro, vamos ao conceito. Financiamento é quando uma instituição, geralmente financeira, empresta dinheiro para o fim exclusivo da compra parcelada de um bem caro, com incidência de juros sobre o empréstimo.

Em segundo lugar, você precisa entender um pré-requisito do financiamento que é medido pelo score. Mas o que é isso? O score de crédito é uma pontuação dada às pessoas pela Serasa e pelo SPC. O objetivo do score é determinar quem é um bom pagador para que as instituições decidam conceder ou não o empréstimo com base nessas informações.

Como o financiamento score funciona? O score varia de 0 a 1.000, sendo calculado de acordo com os possíveis atrasos de pagamento, nome inscrito em programas de proteção de crédito, valor do salário, entre outros critérios.

Assim, as instituições vão analisar o score de quem está pedindo o financiamento antes de dar uma decisão. que as notas mais próximas a zero significam que a pessoa é um mal pagador e que, portanto, têm mais chances de não pagar. Já as notas mais próximas de 1.000 significam que a pessoa é uma boa pagadora e tem mais chances de quitar o financiamento.

Vamos conferir agora 8 mitos e verdades sobre: 

1. Os juros para imóveis são muito altos

Mito. Uma das principais afirmações que as pessoas que estão pensando em financiamento ouvem é que os juros para imóveis são muito altos. É uma frase bem desencorajadora, não é? A boa notícia é que se você já ouviu isso e ficou na dúvida, então pode ficar tranquilo. Essa história de que financiar imóveis tem juros altos é mito.

O financiamento de imóveis tem juros mais baixos do que outros, como o de automóveis, por exemplo. Além disso, a competição dos bancos com a Caixa Econômica Federal, principal financiador de imóveis no Brasil, proporciona taxas muito boas para os brasileiros.

2. Investimento em imóvel é instável

Mito. Quantas vezes você não deve ter ouvido a seguinte frase: “investimento em imóvel é instável.” Ouvindo tantas pessoas falar a mesma coisa, inclusive algumas pessoas conhecidas, a gente até chega a acreditar. Mas se investir em imóvel é tão instável quanto as pessoas dizem, por que ainda tem gente investindo nisso? A razão é simples. Investir em imóvel é uma ótima opção.

Imóveis são investimentos duráveis, que se valorizam com o passar do tempo e ainda podem render lucro mensal caso você alugue. Se o imóvel fica em uma área que está se valorizando, o imóvel também se valoriza. Assim, se você desejar vendê-lo, poderá obter um bom lucro. O melhor de tudo é que imóveis são bons investimentos mesmo em cenário de crise financeira.

3. Qualquer um pode fazer financiamento

Mito. Uma das mentiras que circulam pelo país é a de que qualquer pessoa pode fazer um financiamento. Embora algumas regras mudem de acordo com a instituição financeira que o forneça, outras continuam as mesmas. Uma dessas regras inalteradas são as exigências de não ter o nome inscrito nos programas de proteção ao crédito, como SERASA, e ter o dinheiro para pagar a entrada do imóvel. Além disso, quem quer pedir um financiamento também precisa comprovar renda fixa, afinal, como financiar um imóvel sem ter garantias de que conseguirá pagar?

Como você pode perceber, não é qualquer pessoa que pode fazer. Se você tem restrições nos programas de proteção ao crédito, precisará quitar suas dívidas antes de fazer o financiamento. Se não tiver o dinheiro para a entrada, talvez seja melhor esperar um pouco mais até ter o dinheiro necessário.

4. O financiamento é muito demorado

Mito. Se você é uma pessoa ansiosa e está com pressa para ter o seu apartamento ou automóvel, não se preocupe. O financiamento pode ser mais rápido do que você imagina. Os prazos podem variar de acordo com a instituição financeira responsável, pois as regras não são as mesmas em todos os bancos e construtoras. No entanto, se você apresentar toda a documentação exigida, pode ser liberado em um tempo curto.

5. Imóveis na planta são mais baratos

Verdade. Pedir um financiamento para imóveis na planta costuma sair mais barato do que financiar um imóvel pronto. Isso acontece porque a construtora precisa de dinheiro para iniciar e dar prosseguimento às obras, então quando alguém compra o imóvel na planta, está dando dinheiro para a construção. Dessa forma, a construtora acaba vendo o imóvel por um valor mais baixo, como um incentivo à compra.

E você não precisa se preocupar. A construtora responsável pelo empreendimento tem que entregar o imóvel da maneira como foi acordado. A única preocupação que você pode ter é o atraso nas obras, algo que não é raro de acontecer. No entanto, existe a lei 13.786 que limita esse atraso a 180 dias. Caso a construtora não entregue o imóvel dentro dessa prorrogação, você pode rescindir o contrato, recebendo o valor integral pago.

6. É possível antecipar parcelas do financiamento

Verdade. Antecipar as parcelas do financiamento é totalmente possível. Mas você deve estar se perguntando por que antecipar as parcelas. A resposta para isso está nos benefícios que essa decisão traz.

Quando uma pessoa antecipa as parcelas, ela consegue diminuir a duração do financiamento. Isso faz com que ela possa diminuir o impacto que os juros têm sobre a sua vida financeira. Assim, quem consegue um financiamento e paga as parcelas adiantadamente consegue certa flexibilidade no orçamento. 

Além disso, a antecipação das parcelas permite que o valor total do financiamento fique menor. Se você conseguir adiantar as parcelas do financiamento com o seu FGTS ou 13º, por exemplo, faça isso. A economia valerá a pena.

7. Existe financiamento sem juros

Mito. Você já ouviu algum amigo falar que existe alguma forma de fazer financiamento sem juros? Então esqueça! Essa frase é linda e até incentiva o pedido de financiamento. No entanto, ela não é verdadeira e acreditar nisso pode comprometer o seu orçamento. Não contrate nenhum financiamento sem antes consultar a sua situação financeira e a taxa de juros de cada um.

Como cada instituição tem alguma liberdade para estabelecer os seus valores, você pode encontrar um financiamento com juros que caibam no seu bolso, mas nunca sem juros. Os juros são parte fundamental do financiamento para as instituições.

8. É preciso fazer depósitos antecipados

Mito. Nunca aceite um financiamento que peça depósitos antecipados. A chance de ser um golpe é enorme. As instituições que podem realizar financiamento são autorizadas pelo Banco Central e têm dinheiro suficiente para autorizar o financiamento sem exigir depósito antecipado. Tome cuidado e peça financiamento apenas em intuições sérias, conhecidas e legalizadas.

Conheça a Credisul

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre financiamento, podemos te falar um pouco mais sobre nós? Nós, Credisul, somos uma empresa de soluções financeiras e estamos há mais de 20 anos no mercado, ajudando nossos clientes a realizarem seus sonhos, como a casa própria, quitação de dívidas ou a compra do carro novo. O segredo para isso está na excelência do atendimento ao cliente e na confiança que eles e 12 bancos têm em nosso trabalho.

Entendemos que você tem pressa e, por isso, liberamos FGTS em até 24 horas, oferecemos as melhores taxas do mercado e estamos sempre atentos às suas necessidades. Pode confiar na gente. Te garantimos total segurança e tranquilidade na resolução das questões financeiras. Entre em contato conosco e descubra como fazer o seu financiamento.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 35

Deixar uma resposta