score de crédito

Score de crédito: saiba o que é e como melhorar o seu

Você já ouviu falar em score de crédito? Sabe para que ele serve? Neste artigo da Credisul você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre, entender melhor como esse sistema funciona e sua importância para conseguir crédito pessoal. Confira!

score de crédito
O score de crédito é determinante na hora de instituições financeiras decidirem sobre o crédito de um cliente. | Foto: Unsplash/rupixen.com.

O que é score de crédito?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é score de crédito. Em inglês, “pontos” ou “pontuação”, significa score. Assim, já podemos começar a entender o que é score de crédito. Nesse caso, a pontuação está relacionada à probabilidade que uma pessoa tem de pagar suas contas em dia, ou seja, antes de suas datas de expiração vencerem. Essa pontuação, do nome “score”, vai de 0 a 1000.

O score de crédito é utilizado por instituições financeiras, como bancos ou lugares de empréstimos e investimentos, para conhecerem os clientes e saberem qual é seu perfil, podendo assim oferecer crédito e ajudá-los da forma mais adequada e coerente, de acordo com a sua pontuação.

Na prática, o score de crédito funciona da seguinte maneira: levando em consideração que 1000 é uma boa nota para se ter no score de crédito, uma vez que significa que você paga suas contas e dívidas em dia, e 0 é uma nota que você deve ao máximo evitar de alcançar, porque significa que você não respeita as datas de vencimento de suas contas, é mais fácil que um cliente com notas mais próximas a 1000 consigam o crédito, ou empréstimo, que precisam, uma vez que mostram que esse crédito irá retornar. Quem mostra isso é justamente o score de crédito. 

Esse sistema de pontuação pode ser visto como um “requisito mínimo” para que empresas não saiam no prejuízo ao dar crédito para clientes com perfis desconhecidos e correrem o risco de não receberem esse valor. 

Para que serve score de crédito?

Agora que entendemos o que é o score de crédito, podemos procurar entender melhor e de forma mais profunda para que serve. 

Em relação às empresas e instituições financeiras sabemos que elas usam o score de crédito para ajudar a tomar decisões mais sábias e adequadas para cada cliente solicitante de qualquer quantia, uma vez que o score de crédito ajuda a analisar o perfil daquela pessoa e seu comportamento, baseado na forma e assiduidade com que paga suas contas. 

Mas, para o consumidor, o score também se faz muito importante, necessário e positivo. Ao contrário do que a maioria pode pensar, o score não é uma maneira de fiscalizar nossas ações e vidas financeiras. Um consumidor com acesso ao score de crédito se beneficia porque passa a ter conhecimento sobre seu currículo financeiro e como é sua imagem diante de empresas e instituições financeiras. 

Quando o cliente passa a saber como está sua situação financeira de acordo com os pontos do score de crédito, ele consegue entender como está controlando sua vida financeira, se precisa reduzir gastos em alguma área, quais decisões precisa tomar e como isso pode afetar sua vida futura. 

Além disso, o score é uma ferramenta de muita ajuda para as pessoas esquecidas ou desorganizadas que esquecem ou não se planejam para pagar suas contas e acabam com pontos negativos na pontuação do score.

Como é calculado o score de crédito?

Recentemente, a Serasa mudou a forma como calcula o score de crédito dos brasileiros. Para fazer esse cálculo, a empresa utiliza seis critérios, cada um com seu peso devido. Veja a seguir quais são esses critérios e seus devidos pesos:

  • Pagamento de crédito (43,6%);
  • Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas (19,3%);
  • Histórico de dívidas (13,7%);
  • Tempo de uso do crédito (10,1%);
  • Crédito contratado (7,9%);
  • Pagamento de dívidas (5,5%).

Uma vez feito esse cálculo, uma pontuação de 0 a 1000 é alcançada. É de extrema importância saber consultar e avaliar como estão as suas pontuações do score de crédito. Apesar da pontuação do score variar de 0 a 1000, não é muito difícil avaliar a sua situação. Veja como funciona:

Pontuação de 701 a 1000

Se o seu score varia de 701 a 1000, você tem uma boa pontuação e não corre riscos altos de ter créditos negados, por ter uma pontuação que fala que você tem baixos riscos de inadimplência.

Pontuação de 301 a 700

Se o seu score varia de 301 a 700, você tem uma pontuação média e corre riscos também médios de ser negado quando solicitar por créditos, por ter uma pontuação que fala que você tem riscos médios de inadimplência. 

Pontuação de 0 a 300

Se o seu score varia de 0 a 300 pontos, pode ficar atento. Você tem uma baixa pontuação e corre altos riscos de ter créditos negados, por ter uma pontuação que fala que você tem altos riscos de inadimplência. 

Se você não sabe como está a situação de sua pontuação no score de crédito, pode fazer a consulta e tirar essa dúvida de uma vez por todas. Para isso, faça um cadastro nos sites: Serasa Consumidor, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod. É importante que o cadastro seja feito em todas as plataformas porque as visualizações se complementam em cada um dos sites. 

Como aumentar o score de crédito?

Agora, você deve estar se perguntando: “Tá, mas como aumentar meu score de crédito?”, não se preocupe, é exatamente disso que falaremos a seguir. 

Uma boa notícia para quem está com baixa pontuação no score de crédito é que ele pode ser mudado! Claro que não é simples e fácil, mas também não é impossível. Para que o score seja modificado é necessária uma mudança de comportamento e revolução nos hábitos financeiros. Assim, empresas e instituições financeiras verão que seu comportamento começou a mudar em relação a suas contas e dívidas. 

Veja algumas dicas básicas para aumentar seu score e ter uma boa saúde financeira e uma vida financeira estável:

  • Trabalhar e se dedicar para pagar suas dívidas e limpar seu nome, se ele estiver sujo; 
  • Se planejar e organizar para pagar as contas em dia;
  • Manter seus dados atualizados no site do Serasa.

Se você gostou do nosso conteúdo e conseguiu tirar suas dúvidas sobre o score de crédito, continue nos acompanhando! A Credisul está desde 1999 no mercado, sendo pioneira no crédito consignado e ajudando pessoas a encontrarem as soluções de crédito que precisam. Trabalhamos com liberação rápida e melhores taxas para os nossos clientes e ainda garantimos sua realização e tranquilidade em todo o processo!

Imagem padrão
credisul
Artigos: 35

Deixar uma resposta