taxa de juros

Taxa de juros no financiamento: saiba como funciona

A taxa de juros está presente em todos os financiamentos, seja de imóveis ou de veículos. Mas você sabe o que ela é, quais são os tipos existentes e como você pode calculá-la? Sabendo de tudo isso, você pode ver qual taxa cabe no seu orçamento e realizar o financiamento certo. Veja, agora, tudo o que você precisa saber sobre taxa de juros no financiamento.

taxa de juros
A taxa de juros de financiamento deve ser analisada estrategicamente pelo cliente. | Foto: Freepik.

O que é taxa de juros?

Antes de mais nada, você sabe o que é taxa de juros? Os juros nada mais são do que o valor pago pelo montante que foi emprestado, para que estes recursos fiquem à sua disposição por um certo período. Já a taxa de juros é a relação entre os juros recebidos por quem emprestou o montante e o quanto de capital foi emprestado inicialmente.

No Brasil, as empresas que trabalham com crédito e com financiamento podem decidir livremente a taxa de juros que vão utilizar. A capacidade de pagamento do cliente e o seu histórico são fatores fundamentais para a estipulação das taxas.

Assim, normalmente, os clientes que possuem vínculo mais longo com a instituição ou que fizeram os pagamentos corretos nos últimos financiamentos conseguem um valor mais baixo de juros.

Tipos de taxas de juros

Atualmente, existem seis tipos de taxas de juros. Cada tipo de taxa é aplicado em uma situação, já que cada uma delas tem uma função distinta. Confira os seis tipos de taxa de juros existentes: 

Simples

É o tipo de juros mais conhecido e mais ensinado, mas é pouco utilizado no mercado financeiro. Essa taxa não muda com o passar do tempo e é aplicada apenas no valor inicial. 

Composto

Muito utilizado em empréstimos e em investimentos. Conhecido como “juros sobre juros”, esse tipo de taxa é aplicada no montante mensal, e não apenas no valor inicial.

Moratório

Essa taxa de juros é aquela que é aplicada no atraso de pagamentos. Assim, a tarifa é calculada diariamente no valor que está em aberto. Quanto mais a pessoa que está devendo demorar para quitar a dívida, maior vão ser os juros que ela deverá pagar. 

Nominal

Esse tipo de taxa de juros leva em consideração a inflação do momento. Por isso, é dito que essa tarifa permite analisar o capital de forma bruta.

Real

Ao contrário dos juros nominais, o tipo real não leva em consideração a inflação e as correções monetárias, o que permite que a pessoa avalie o montante de maneira concreta. 

Rotativo

Esse tipo de taxa de juros é aplicado sobre o uso do cartão de crédito.

Taxa de juros no financiamento

O financiamento é um crédito que possibilita que você faça a compra de um bem. Assim, uma instituição financeira oferece os recursos financeiros necessários para que você realize a aquisição do veículo ou do imóvel.

Por outro lado, a instituição cobra do cliente uma taxa por ter emprestado o dinheiro. Assim, em qualquer tipo de financiamento a taxa de juros estará presente.

Financiamento de veículos

Se você deseja adquirir um veículo, seja novo ou usado, você pode fazer um financiamento, recebendo o dinheiro necessário para a compra. A taxa de juros aplicada sobre esse investimento pode variar de acordo com o banco, com o tempo de devolução do montante e também com o modelo e o valor do veículo que será comprado.

Existem três tipos de financiamento de veículos, sendo que dois deles possuem taxas de juros. No Crédito Direto ao Consumidor (CDC), a pessoa comunica o seu desejo de adquirir um veículo e a instituição simula o financiamento e os juros se baseando na sua renda.

No leasing, o veículo é alugado por uma empresa especializada. Ela repassa os valores, que incluem a taxa, ao interessado e ainda possibilita a compra do automóvel. Por fim, o consórcio une interessados em veículos que pagam parcelas mensais, sem a necessidade de cobrir taxas de juros. 

Financiamento de imóveis

Para comprar um imóvel e pagar a longo prazo, também é possível fazer um financiamento, que conta com taxas de juros. Esse tipo de financiamento utiliza, principalmente, três tipos de taxas de juros – nominal, real e efetiva.

O valor depende do tempo de financiamento. Também é possível pedir uma redução na taxa de juros, e se você tiver uma boa renda comprovada e um bom histórico de pagamentos em dia, é possível que você consiga taxas menores com a instituição financeira. 

Como calcular juros de financiamento?

Seja em um financiamento de veículo, seja em um financiamento de imóvel – calcular a taxa de juros é fundamental para todos os clientes. É essencial pesquisar e comparar as opções, para encontrar aquela ideal para você.

Apenas calculando as taxas de juros você consegue saber o valor total que deverá ser pago, facilitando o planejamento financeiro. Para isso, existe uma fórmula que pode ser usada para calcular a taxa de juros, o valor da prestação ou a quantidade de parcelas. Veja:

Valor financiado = [{1 – (1+ taxa de juros) – prazo}/ juros] x valor da prestação

Além desta conta, hoje existem diversas calculadoras de juros na internet. No site da Credisul, por exemplo, é possível fazer uma simulação do financiamento que você pretende fazer, que inclui o valor pretendido e as possíveis parcelas. Falando nela, você já conhece a Credisul? 

Financiamento na Credisul

Agora que você já viu tudo sobre taxa de juros em financiamento, percebeu como ela é importante? Na Credisul, você consegue as melhores taxas do mercado. Os clientes, além de conseguirem as melhores taxas, ainda contam com liberação rápida do crédito.

A Credisul é pioneira e está no mercado desde 1999, sempre mantendo a excelência no atendimento. Ela te oferece financiamento e refinanciamento de imóveis e também de veículos. A Credisul também te apoia com empréstimo consignado, crédito pessoal, capital de giro, antecipação do FGTS, entre muitos outros produtos. É a oportunidade que você precisa para conseguir comprar o bem que você tanto sonha, com taxa de juros mais baixa!

Imagem padrão
credisul
Artigos: 35

Deixar uma resposta