capital de giro

Capital de giro: o que é e sua importância

Você já ouviu falar em capital de giro? Talvez essa não seja a primeira coisa que vem à cabeça quando as pessoas pensam em abrir empresas. Porém, o capital é, sem dúvidas, um aspecto muito importante para o bom desenvolvimento financeiro do seu empreendimento e o que a fará funcionar de fato. 

Portanto, se você quer fugir de problemas financeiros futuros e até evitar colocar seu negócio em risco, é importante entender o que é, como calculá-lo e o motivo dele interferir tanto na saúde do seu negócio.

Saiba a necessidade do capital de giro e por que calcular o capital de giro pode fazer diferença no seu negócio.  | Foto: Unsplash.

O que é capital de giro?

Basicamente, é aquele dinheiro que vai manter seu negócio funcionando de maneira segura, portanto, é todo o dinheiro que entra, seja ele de caixa, depósitos ou dinheiro a receber. É essa quantia de dinheiro que fica para a empresa, depois de ter pago todos os fornecedores, funcionários e impostos, determinando o quanto você pode investir em melhorias, patrocínios e coisas do tipo.

capital de giro
Afinal, o que é o não tão famoso capital de giro? | Foto: Unsplash.

Se você não tem noção de qual é o capital de giro da sua empresa naquele momento, fica difícil investir com segurança em novos equipamentos, por exemplo, você não sabe ao certo o tamanho da sua verba fixa e quanto você pode gastar sem interferir na saúde futura da empresa caso as vendas diminuam em determinado mês.

A importância do capital de giro

Agora fica um pouco mais fácil de entender a importância e necessidade disso para o bom funcionamento das empresas. De maneira simplificada, o capital proporciona para a sua empresa:

  • Possibilidade de seus clientes fazerem financiamentos, o que acaba sendo um atrativo e diferencial;
  • Estoques;
  • Dinheiro sempre reservado para pagamento dos fornecedores, impostos e despesas fixas.

Como administrar o capital de giro?

Como sempre, tudo na teoria é mais simples, o problema começa de fato quando você tenta aplicar as práticas de calcular seu capital de giro dentro da sua empresa.

Para administrar seu capital da melhor forma, é necessário muito planejamento, detalhar e colher todos os dados relacionados com a parte financeira da sua empresa. Portanto, se você está começando sua empresa agora, fica um pouco mais fácil, mas se ela já está no mercado há um tempo, a tarefa será um pouco mais complicada. É por isso que o recomendado é sempre começar a administrar seu capital desde o início da empresa.

Agora que você já tem controle de todas as saídas e futuras entradas de dinheiro, pode começar a estipular valores de capital com mais precisão

Como calcular o capital de giro

Se você ainda está um pouco perdido, tem os dados da sua empresa e não sabe por onde começar o cálculo, calma que estamos aqui para te ajudar. Lembrando de que não existe um cálculo específico, ou regras a se seguir para calcular, o importante é sempre ter todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, de resto, o planejamento vai de acordo com cada empresa. Abaixo, daremos uma dica de cálculo fácil e muito usada.

Um bom começo é pegar toda a verba que você tem a receber (R), somar com o valor de estoque que você possui (E). É com o valor que você precisa pagar em imposto (I), ao final, subtrair as contas a pagar (P). Esse é o valor necessário para fazer seu negócio girar, mais conhecido como capital de giro.

(R)+(E)+(I)-(P)= CAPITAL DE GIRO 

Dicas sobre capital de giro

Dicas que podem te ajudar quando o assunto é capital de giro. | Foto: Unsplash.

Conte com a ajuda de uma empresa, como a Credisul

Em caso de você estar começando um negócio agora, precisa ter o capital de giro, entretanto, ainda não tem dinheiro suficiente para tal, existe uma solução! A Credisul é uma empresa que está desde 1999 no mercado e  que te ajuda a realizar seus sonhos a partir de soluções em crédito consignado. Sendo assim, a Credisul te ajuda com empréstimo necessário para seu capital de maneira rápida e segura, sempre buscando manter um relacionamento duradouro com o cliente.

Identificar e diminuir gastos

Sempre tente identificar e cortar gastos ou diminuí-los, mesmo se forem cortes mínimos, isso vai acabar fazendo diferença na sua conta final de capital e sua renda para investimentos em coisas mais úteis será maior.

Cuidado com maus hábitos

Tenha muito cuidado com o capital de giro, não se engane tirando determinado valor para cobrir certa despesa, pensando em repor o prejuízo no próximo mês. Isso pode se tornar um hábito ruim e que pode uma hora, ou outra acabar com seu capital e levar sua empresa à ruína. Pense que você não sabe o que irá acontecer no próximo mês.

Procure as melhores negociações

Tente sempre negociar as melhores condições com seus fornecedores e clientes, esteja sempre atento à qual será a forma de pagamento mais confortável, se no caso é melhor parcelar algumas despesas ou pagá-las à vista, por exemplo.

Fique atento aos pagamentos

Sempre esteja atento caso seja possível receber algum pagamento antecipado, isso acaba ajudando no caixa da empresa e, consequentemente, no capital. 

Busque investidores

Além de usar linhas de crédito, como citado acima, é bem interessante para o capital de giro da empresa no caso desta ter investidores apostando no seu projeto, isso acaba te dando uma estabilidade e renda maior para apostas e investimentos de forma segura. 

capital de giro
Invista em um bom planejamento de capital de giro. | Foto: Unsplash.

Conheça a Credisul

Portanto, você já pode começar a planejar seu capital de giro e ter uma empresa com maior estabilidade e segurança financeira, sem precisar ficar se preocupando todo mês se conseguirá pagar seus gastos ou até mesmo, finalmente com o planejamento antecipado, fazer aquelas melhorias e contratar aqueles patrocinadores que você sempre sonhou, mas nunca achou que conseguiria custear.

E caso seja necessário um empréstimo, é super viável fazer isso de forma segura e sem arriscar seu negócio com a Credisul, empresa de confiança que está no mercado há anos e sempre busca criar uma relação duradoura com seus clientes, o que mostra de fato sua preocupação com quem ela presta serviço. Além disso, conheça mais sobre o capital e garanta maior segurança para realizar investimentos.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta