Conheça 7 dicas de empreendedorismo incríveis no ramo financeiro

Já pensou em empreender? Abrir e comandar seu próprio negócio? Tornar-se seu próprio chefe e construir com suas próprias mãos o sucesso de sua carreira? Pois é, esse é um desejo para lá de comum entre as mais diversas camadas de pessoas. Para chegar a esse resultado, algumas dicas de empreendedorismo são essenciais.

Contudo, uma porcentagem muito pequena dessas pessoas efetivamente colocam sua ideia em prática, ou seguem determinadas dicas de empreendedorismo no setor financeiro. Tudo isso por conta de dificuldades burocráticas e até financeiras.

Foi pensando em você, que separamos um guia completo com sete das melhores dicas de empreendedorismo quando se trata de questões financeiras. Aprenda práticas pequenas e facilmente implantadas em seu dia a dia que te ajudarão a ter um melhor controle do seu dinheiro, e trabalhar melhor com finanças e empreendedorismo.

Gestão financeira para empreendedor: confira as principais dicas de empreendedorismo. | Foto: Pexels

1. Organize e controle as finanças 

O primeiro passo é, sem dúvida, o ponto de partida para todos os demais é organizar e controlar as finanças de seu empreendimento. Em meio a um ambiente bagunçado e atrapalhado, com certeza a saúde financeira de seu negócio não irá para frente.

Sendo assim, uma das boas dicas de empreendedorismo é aderir a planilhas, tabelas ou até mesmo gráficos em que os movimentos financeiros sejam todos bem mapeados e programados. Realizar o controle diário das finanças, através do fluxo de caixa é essencial e clareará todas as suas ideias, tenha certeza disso.

 2. Não misture finanças empresariais com finanças pessoais

Um erro muito comum de ser cometido entre os pequenos e médios empreendedores é misturar finanças empresariais com finanças pessoais. Não faça isso em hipótese alguma. Dinheiro do seu próprio bolso, é seu, dinheiro da empresa, é da empresa.  

Quando falamos sobre finanças para empreendedores, o ideal é que o empreendedor conte com uma renda mensal fixa para si próprio e que não cometa o erro de retirar do caixa da empresa, mesmo se enfrentar algumas dificuldades.

É a partir desse ciclo nada saudável e vicioso de retirar dinheiro do empreendimento para os interesses pessoais, que as finanças do empreendimento ficam comprometidas e a situação vira uma bola de neve; por isso, atente-se para não cometer esse deslize.

3. Busque ajuda externa 

Um erro bastante comum e que muitos empreendedores de primeira viagem acabam cometendo, é centralizar funções das mais diversas naturezas na figura do empreendedor. Não faça isso.

Quando o assunto é a vida financeira do seu negócio, vale a pena investir em um profissional especializado, capaz de gerenciar suas despesas e lucros com o maior dos profissionalismos e com um olhar frio de quem está de fora do negócio. Isso, sem dúvidas, ajudará seu negócio a crescer com os cofres em dia. Portanto, é uma das dicas de empreendedorismo a se seguir.

4. Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo 

Quando o assunto é vida financeira, seja ela pessoal ou profissional, planejamento é com certeza, seu maior aliado. Definir metas é muito importante. No que você quer investir amanhã? Como vê seu negócio daqui seis meses? Quais frutos pretende colher para o próximo ano? Essas são perguntas que valem a pena serem feitas para entender o caminho que se está trilhando, por isso é uma das dicas de empreendedorismo mais importantes.

5. Saiba sobre impostos e custos trabalhistas

Outro ponto muito importante e que não pode ser deixado de lado diz respeito aos impostos e aos custos trabalhistas. No momento de investir em seu negócio, é indispensável que a regulamentação financeira esteja em dia, visando sempre evitar maiores complicações.

Quando o assunto é imposto, a lista de taxas tributárias que um empreendimento deve pagar para ter sua situação regularizada não é pequena. Familiarize-se com termos como IPTU, ICM, ISS e até o famoso Imposto de Renda, todos eles deverão ser pagos para as engrenagens de seu negócio girarem dentro dos trâmites da lei. Além disso, atente-se a regularizar sua situação em níveis federal, municipais e estaduais.

Quanto aos custos trabalhistas, esteja atento ao tipo de contratação que é realizado e ao regime fiscal que a sua empresa utiliza. Cuide para que a relação jurídica que o seu negócio estabelece com os funcionários seja sempre a mais respeitosa e justa possível. Atenha-se às condições de emprego que devem ser fornecidas, como férias, 13° salário, contribuições de FGTS, previdência, INSS, custos de rescisão, e de que forma eles pensaram em seu bolso no fim do mês.

Todos esses itens são gastos de primeira necessidade, por isso, separe o dinheiro certinho para tais funções e não deixe nada passar batido. Essa é uma das principais dicas de empreendedorismo.

6. Elimine os custos desnecessários

 Esse tópico pode até parecer óbvio dependendo do ponto de vista, porém quando lidamos com empreendedorismo, na maioria das vezes, lidamos também com sonhos e ambições, e muitas vezes a cabeça nas nuvens e a vontade de tornar um sonho realidade é capaz de cegar um empreendedor – ou podemos chamar de sonhador?

Principalmente no início do negócio, o ideal é investir naquilo que é sabido que dará certo, pisar em território conhecido e seguro. Sendo assim, corte custos desnecessários e economize da forma que dá. Isso garantirá estabilidade a longo prazo. 

7. Tenha uma reserva de emergência

Uma coisa que é muito importante e valiosa de se ter em mente é que em empreendedorismo, imprevistos acontecem. Um dinheiro com que você estava contando, pode não chegar ou os gastos de um determinado mês podem ser maiores do que o esperado. Por isso, é de extrema importância ter uma reserva financeira para casos de emergência.

Sendo assim, dentre as dicas de empreendedorismo, saiba poupar dinheiro. Sempre que os lucros forem maiores do que o esperado, guarde. De pouquinho em pouquinho, sua reserva de segurança vai aumentando o valor e deste modo, a estabilidade do negócio irá alavancar, sem dúvida.

Enfim, há muitas dicas de empreendedorismo para organizar as finanças, especialmente no empreendedorismo, evitando o endividamento e má gestão financeira. 

Agora que você já anotou essas sete dicas de empreendedorismo imprescindíveis de gestão financeira para alavancar seu negócio, que tal contar com os melhores profissionais para te ajudar nessa jornada? A Credisul trabalha com crédito consignado, principalmente para empresas e empreendimentos. Firmando parcerias com os principais bancos do Brasil, o atendimento online é o grande foco. Na Credisul, seu FGTS é liberado em até 24 horas, o que se torna um diferencial no mercado. Por isso, conte com a gente para dicas financeiras e apoio para seu negócio. 

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta