Empréstimo com garantia de imóvel: tudo que você precisa saber sobre

Conheça o que é a categoria de empréstimo com garantia de imóvel e tudo que você precisa para consegui-la. Além disso, saiba como pode ser vantajoso para você, com menores taxas de juros e maiores prazos de pagamento! 

Entenda como conseguir empréstimo como garantia de imóvel. | Foto: Freepik.

O que é empréstimo com garantia de imóvel? 

O empréstimo com garantia de imóvel se trata de uma categoria de crédito na qual é permitido que você solicite altos valores, com baixas taxas de juros e grandes prazos para pagamento. É uma modalidade bastante popular na Europa e nos EUA. 

Já em nosso país, está havendo um crescimento dessa categoria e um aumento no número de interessados, porque os juros cobrados são bem mais baixos do que o empréstimo pessoal ou o cheque especial, por exemplo. 

O empréstimo com garantia de imóvel é bastante usado em casos de negociamentos de altas dívidas e investimentos em negócios com a finalidade de realização de projetos pessoais. 

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Os procedimentos para adquirir o empréstimo com garantia de imóvel é parecido com outras categorias de empréstimo, mas envolve menos burocracia e é mais simples. Além disso, é realizada uma avaliação de crédito para verificar a renda e se aquele cliente terá condições de pagar as parcelas estipuladas. 

Se o cliente desejar colocar um bem como garantia, isso não certifica que ele conseguirá o empréstimo. Essa garantia tem como objetivo diminuir a chance de inadimplência do cliente, onde as instituições financeiras podem ofertar maiores prazos e menores juros. 

Geralmente, recomenda-se que o empréstimo tenha parcelas que sejam no valor de até 30% dos ganhos mensais do cliente e os bancos possam realizar empréstimos em uma quantia de até 60% do valor do imóvel.      

Vantagens desse tipo de empréstimo

A vantagem principal do empréstimo com garantia de imóvel é que os juros são bem mais baixos, quando comparado a outros tipos de empréstimos, além de maiores prazos. 

Nessa categoria de empréstimo, você tem a possibilidade de parcelar seu financiamento em até 180 vezes, ou seja, é possível que seja realizada uma maior liberação de recursos a partir de parcelas mensais de menor valor. 

Quando você estiver pensando em quais alternativas de crédito é mais vantajoso de ser usado, é recomendável que você estude simulações e faça comparações com os valores mensais pagos e os montantes da dívida em categorias de empréstimo diferentes. 

Em resumo, as maiores vantagens do empréstimo com garantia de imóvel são: 

  • Juros menores: a partir de 1.15% mensais; 
  • Maiores prazos: de 60 a 180 meses para quitar as parcelas; 
  • Conseguir altas quantias: até 60% do valor do imóvel apresentado; 
  • Pode usar o imóvel normalmente: você pode morar ou alugar o imóvel e não é necessário vendê-lo. 

Etapas do empréstimo com garantia de imóvel

O dinheiro leva algum tempo para ser liberado e são necessárias algumas etapas para concluir esse processo. É um pouco mais demorado do que em outras categorias de empréstimo, mas ainda sim é vantajoso, já que você conseguirá ótimas condições de pagamento e juros baixos. A seguir, estão os estágios para que você consiga o crédito: 

  • Solicitação: Você tem a possibilidade de realizar uma simulação do empréstimo desejado no site da instituição financeira. Após esse processo, você poderá requisitar essa modalidade pela internet ou por telefone, disponibilizando também alguns dados, dependendo de cada empresa. 
  • Avaliação de crédito: Aqui é realizada uma avaliação das condições financeiras do cliente, analisando se conseguirá pagar todas as parcelas no valor negociado. Caso a situação financeira não seja adequada, o empréstimo não será concebido. 
  • Avaliação jurídica e análise do imóvel: A documentação do cliente passa por processos de triagem e verificação. Além disso, o imóvel também passa por uma análise para averiguar se tem condições de ser a garantia do pagamento. 
  • Assinatura do contrato: Se você conseguir ser aprovado nos estágios anteriores, o CCB (Cédula de Crédito Bancário) vai ser liberado para você assinar, oficializando o empréstimo solicitado. Também é necessário que seja realizado o cadastro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis e o contrato deve ser apresentado para o banco. 

Documentos necessários

Documentos pessoais 

  • Certidão de nascimento (se for solteiro) ou certidão de casamento; 
  • CNH ou RG e CPF (se for casado, é solicitado a documentação dos dois); 
  • Comprovante de residência atualizado; 
  • Em caso de casamento com comunhão de bens é necessário a apresentação da Certidão de Registro do Pacto Antenupcial averbada; 
  • Se for viúvo, separado ou divorciado é preciso apresentar a certidão de casamento averbada e atualizada;
  • Comprovante de renda (holerites recentes);
  • De acordo com o cliente, a instituição financeira pede uma certa quantidade de extratos bancários.

Documentos do imóvel 

  • IPTU com a metragem do imóvel; 
  • Declaração negativa de dívidas de condomínio; 
  • Matrícula do imóvel (se possuir vaga autônoma, também é preciso apresentar matrícula). 

Empréstimo com garantia de imóvel X hipoteca

Muitas pessoas acham que o empréstimo com garantia de imóvel tem o mesmo significado que hipoteca, mas existem algumas diferenças importantes entre os dois conceitos. 

No empréstimo com garantia de imóvel, a propriedade do imóvel fica com o credor, já que em caso de falta de pagamento, ele poderá reivindicar sua posse do imóvel no cartório, ficando com o bem. 

Já na hipoteca, o credor deverá entrar com uma ação judicial para conseguir o imóvel em caso de falta de pagamento, o que é um procedimento que envolve mais burocracia. 

Dessa forma, o empréstimo com garantia de imóvel permite uma segurança maior para as instituições financeiras, que oferecem menores taxas de juros para seus clientes. Porém, em casos de inadimplência, significará que o devedor corre um maior risco de perder o imóvel. 

Credisul

A Credisul é uma empresa com excelência no atendimento e que trabalha com empréstimo consignado desde 1999. Para saber mais sobre a empresa que tem foco em atendimento online, oferece os melhores serviços para clientes, libera FGTS em até 24 horas e conhecer outros detalhes sobre o empréstimo com garantia de imóvel, acesse o site

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta