Empréstimo empresarial: saiba como a Credisul pode te ajudar

Conheça como solicitar o empréstimo empresarial sem burocracia e escolha qual mais se encaixa no seu modelo de negócios. Dessa forma, se você é um empreendedor que sonha em desenvolver a sua empresa, mas ainda possui algumas dúvidas sobre essa área financeira, vamos explicar tudo o que você precisa saber para conseguir o empréstimo ideal para crescer no mercado! 

Empréstimo para empresários – entenda como funciona. | Foto: Pixabay.

O que é um empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é um acordo realizado por instituições financeiras e empresas, com objetivo de conseguir financiamento. Normalmente esse empréstimo envolve grandes quantidades de dinheiro, na qual, depois de um tempo, são devolvidas em parcelas. 

Dessa forma, as organizações entram em contato com diversos bancos até conseguirem negociar o empréstimo. Na maioria dos casos, a aprovação do empréstimo irá depender do crédito que essa companhia tem no mercado. 

Ele pode ser utilizado para desenvolver novos projetos, mas também precisa que o setor administrativo e todas as áreas dessa empresa estejam equilibradas para conseguir atingir todos os objetivos de forma satisfatória. 

Como surgiu essa modalidade de empréstimo

Não existem relatos de um momento específico da história onde tenha surgido o empréstimo empresarial, já que esses modelos de negociações podem ter tido origem no início dos atos financeiros e comerciais, provenientes de parcerias entre o sócio de algum negócio e financiamentos que visavam obter lucros. 

Desse modo, com o passar do tempo as empresas foram se estabelecendo de uma forma cada vez maior no mercado e diversas pessoas realizam o sonho de conseguir abrir o próprio negócio. Essa nova conquista permite o fim de vários incômodos, tais como no âmbito financeiro e o ganho de salários insuficientes, atingindo até o setor pessoal, com uma maior liberdade de trabalho, já que agora pode lidar com uma carga horária bem mais flexível. 

Assim, acredita-se que os primeiros empréstimos para empresas tenham surgido a partir dos impulsos para o surgimento de novas corporações. Em diversos casos, um sócio fornece os estímulos financeiros para colocar o projeto desejado em prática e outro sócio proporciona mão de obra ou manufatura, o que constitui uma sociedade que já pode conseguir obter receitas com esta nova empresa desenvolvida. 

Tipos de empréstimo empresarial

Realizar um empréstimo empresarial pode auxiliar sua corporação a se desenvolver e crescer dentro do mercado. Porém, é preciso que a organização financeira se enquadre com os objetivos e prioridades do seu negócio. 

Assim, cada tipo de empréstimo empresarial tem características singulares e você deve escolher qual categoria que melhor se enquadra, para que sua empresa ganhe mais notoriedade. Conheça abaixo os tipos de empréstimo e como funcionam: 

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma maneira fácil de conseguir dinheiro e que não afeta o futuro do setor financeiro da empresa, pois se trata de um acordo com clientes.  

Neste caso, a organização contata o cliente e pede para que ele antecipe o pagamento de sua compra, visando que o dinheiro seja contabilizado com maior rapidez no caixa da companhia. Ou seja, não é propriamente um empréstimo, mas um pagamento realizado antes do prazo proposto, desencadeando um bom ganho financeiro para a empresa. 

  • Descontos de promissórias e duplicatas: A instituição financeira oferece o capital que sua empresa está precisando a partir do fornecimento de tais títulos; 
  • Desconto de cheques: Para que o valor negociado cubra as necessidades do caixa da companhia, é preciso que os cheques pré-datados da empresa sejam entregues à instituição financeira na qual foi negociado o empréstimo; 
  • Faturas de cartões de crédito: O banco fica responsável por receber as faturas dos cartões de crédito, como uma garantia de empréstimo na quantia que a corporação realmente está precisando. 

Empréstimos 

Já o empréstimo empresarial bancário é uma das modalidades mais comuns e nele a empresa contata uma instituição financeira e negocia a proposta. Mesmo envolvendo bastante burocracia, como a apresentação de comprovação financeira, esse ainda é um formato muito vantajoso para as empresas, pois apresenta a menor taxa de juros na devolutiva dos valores recebidos. 

Investidores 

Esse tipo de empréstimo empresarial é normalmente escolhido por empresas menores e que trabalham com tecnologia, mas não é exclusivo a esse formato de negócio. 

Em sua maioria, os investidores são empresários que possuem uma boa estrutura no mercado e realizam investimentos em empresas menores, visando obter maiores lucros a partir dessa ação. 

Assim, as empresas de pequeno porte que possuem potencial para crescimento, buscam esses investidores para conseguirem maior ascensão de seus negócios no mercado.  

Crowdfunding

O crowdfunding também se enquadra como empréstimo empresarial, já que na maioria dos casos quem arrecada disponibiliza benefícios para os participantes. Pode ser utilizado para a solução de variados problemas e na conquista de certos objetivos, mas é preciso que suas metas sejam relevantes e consigam engajamento para que sejam realizadas as doações. 

Desse modo, é necessário que seja realizada uma pesquisa prévia para identificar qual plataforma de empréstimo que é mais adequada a seu modelo de negócio, realizando um cadastro para dar início às arrecadações. 

Linha de crédito

Nos últimos anos houve um aumento no número de instituições financeiras digitais e consequentemente seu número de clientes também cresceu. Assim, é possível realizar o empréstimo empresarial online em algum desses bancos e usufruir de seus benefícios. 

Essa categoria funciona da mesma maneira que a modalidade comum, mas neste caso as taxas de juros e impostos são menores, normalmente até 50% inferiores do que os empréstimos tradicionais. 

Vantagens do empréstimo empresarial

Uma das grandes vantagens para as corporações realizarem o empréstimo empresarial é que com ele é possível estabelecer a dedução do valor com os juros do imposto de renda. Dessa forma, a empresa consegue com que uma parte do valor gasto retorne para ela (o que não ocorre em casos de pagamento de juros sobre o próprio capital). 

Outro benefício bastante importante é que pagar o empréstimo com uma taxa fixa de juros pode ser um bom caminho para aquelas empresas que estão com um setor financeiro saudável e estão com os negócios indo bem.  

A seguir estão listadas as principais vantagens de se solicitar o empréstimo empresarial: 

  • Redução das despesas com juros no imposto de renda, conseguindo o retorno de uma parte do valor; 
  • Taxa fixa de juros para o pagamento do valor; 
  • Aplicação de valores de maneira imediata na empresa; 
  • Oportunidade para realizar a organização do pagamento de contas; 
  • Possibilidade de investimento em novas áreas; 
  • Aumento da produtividade da companhia a partir de investimentos em tecnologia; 
  • Pagamento do valor do empréstimo empresarial com circunstâncias que não prejudicam o andamento da empresa. 

Quando solicitar?

Empréstimo empresarial MEI – cresça no mercado com o auxílio de investidores. | Foto: Pixabay

Normalmente é solicitado em situações de quitação de dívidas, pagamento de dividendos, compra de ativos, realização de investimentos, entre outros. Dessa forma, ele é necessário para que sua empresa não passe por dificuldades financeiras e consiga ampliar seus objetivos.

Além disso, também é fundamental que você comece a elaborar um plano de negócios, com o propósito de mostrar à instituição financeira na qual está sendo feita a negociação do empréstimo que sua empresa tem plenas condições de se organizar com todas as despesas que irá realizar o pagamento de todas as parcelas em dia. 

Empréstimo para capital de giro

O capital de giro é a quantia que a empresa possui disponível para arcar com suas despesas e manter a devida organização de suas finanças. Porém, muitas vezes a corporação possui o planejamento e os equipamentos necessários para colocar uma determinada ação em prática, mas não possui capital para isso. 

Dessa forma, o empréstimo empresarial para capital de giro é uma opção para melhorar essa situação, na qual também é obtido lucro para devolver o valor do empréstimo. 

Empréstimo para investimento fixo

Este tipo de empréstimo tem como característica adquirir um item que será bom para os rumos operacionais da empresa, melhorando a produtividade das atividades realizadas em sua companhia. 

Empréstimo para investimento misto 

Já o empréstimo empresarial para investimento misto possui características muito semelhantes à modalidade apresentada anteriormente, porém é preciso aplicação no capital de giro para que a nova aquisição funcione da forma como deseja. 

Empréstimo para pagamento de dívida

Essa é uma das categorias de empréstimo empresarial mais comuns. Aqui, a empresa recebe capital de acordo com suas necessidades financeiras, auxiliando na quitação de dívidas e pagamentos urgentes. 

Porém, é necessário que sua corporação saiba administrar todos os valores com bastante responsabilidade, para que não gere uma crise e crie prejuízos para o setor financeiro.

Credisul

A Credisul é uma empresa com excelência no atendimento e que entende de gestão financeira desde 1999. Para saber mais sobre a empresa que tem foco em atendimento online, oferece as melhores soluções financeiras para empresas, libera FGTS em até 24 horas e conhecer outros detalhes sobre o que é empréstimo empresarial, acesse nosso site oficial, solicite um atendimento e ainda fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto. 

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta