empréstimo para capital de giro

Empréstimo para capital de giro: entenda como funciona

As empresas possuem um gasto mínimo mensal para se manterem funcionando e isso inclui o salário de funcionários, pagamento de fornecedores, de impostos, de contas e afins. Este custo para manter as necessidades básicas de um negócio operando de maneira saudável é o capital de giro. Muitas empresas acabam enfrentando momentos de dificuldade para manter o fluxo de caixa, portanto, entenda como funciona o empréstimo para capital de giro, suas vantagens e como a Credisul pode te ajudar a recolocar seu negócio nos trilhos.

empréstimo para capital de giro
Entenda o que é o empréstimo para capital de giro e como funciona. | Foto: Freepik.

O que é empréstimo para capital de giro?

Se o capital de giro é aquele dinheiro necessário para manter uma empresa funcionando de maneira saudável, o empréstimo é um auxílio no caso das contas estarem atrasadas, dos funcionários estarem com salários atrasados, o aluguel precisando ser pago, entre tantos problemas que podem envolver o cotidiano de um empreendimento. 

Portanto, a finalidade do empréstimo para capital de giro é diferente de um empréstimo comum, que poderia servir para a reforma ou expansão de um negócio. Este modelo de empréstimo se trata de uma linha de crédito que tem como objetivo reorganizar o fluxo de caixa de uma empresa que esteja com dificuldade de manter seus compromissos básicos em dia.

Como funciona o empréstimo para capital de giro?

Quando for necessária uma ajuda para manter o fluxo de caixa dos negócios em dia, a principal medida a ser tomada será a solicitação de um empréstimo para capital de giro. Mas como isso funciona? A quem recorrer? Quem fornecerá esse dinheiro?

Esse recurso é uma linha de crédito oferecida pelos principais bancos do país, com o objetivo de ajudar os negócios nacionais a se manterem em pleno funcionamento. Porém, cada instituição trabalha com diferentes opções, tendo diversas vantagens únicas . Portanto, empresas de crédito consignado como a Credisul, auxiliam seus clientes a tomar a melhor decisão e a receberem a quantia necessária da maneira mais rápida possível.

Documentos necessários para solicitar o empréstimo para capital de giro

Caso um empréstimo para capital de giro seja a solução que você procura para reorganizar o seu negócio, é preciso saber quais são os documentos necessários para realizar a solicitação deste modelo de empréstimo para sua empresa.

O primeiro requisito é que a sua empresa seja formalizada e ativa, pois tudo será analisado pelo banco e pela empresa de crédito que poderá lhe auxiliar neste processo, evitando possíveis fraudes. Portanto, alguns documentos das empresas e dos sócios do negócio são comumente solicitados para a realização do empréstimo.

Os requisitados com uma maior frequência são: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos sócios da empresa; o contrato social; Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do seu negócio e um balanço e demonstrativo de resultado do histórico da empresa nos anos anteriores. Importante ressaltar que estas determinações valem tanto para negócio de maior porte, quanto para se solicitar um empréstimo para MEI capital de giro.

Pagamento de empréstimos para capital de giro: quais as especificações?

Solicitar um empréstimo, de maneira geral, costuma parecer uma solução imediata para os problemas financeiros que aparecem ao longo da vida. Porém, em algum momento, o dinheiro que foi emprestado deverá ser devolvido para a instituição que o emprestou, em sua maioria com juros, taxas e afins.

Tratando-se de um empréstimo para capital de giro, a lógica é basicamente a mesma. Porém, possui suas particularidades e é importante para o cliente que deseja realizá-lo, entender de quais maneiras poderão ser feitas as parcelas, as taxas de juros, os prazos, entre outras especificidades.

As formas de pagamento são pré- determinadas com a solicitação do empréstimo para capital de giro, podendo variar entre parcelas mensais, bimestrais, trimestrais e até semestrais. Para aqueles que não gostam de parcelar, existe até a possibilidade de um pagamento único ao final do contrato.

emprestimo para capital de giro
Entenda quais são os melhores caminhos para a contabilização empréstimo capital de giro. | Foto: Freepik.

Vantagens do empréstimo para capital de giro

Esse empréstimo possui diversas vantagens que irão tornar a vida do empresário e da empresa mais fáceis e equilibradas, em relação às contas e despesas mensais de um negócio.

Trata-se de um processo consideravelmente mais veloz e menos burocrático, facilitando a solicitação e recebimento desta linha de crédito, não exigindo, de maneira geral, garantias para a realização do empréstimo para capital de giro.

Outro fator que torna este modelo de empréstimo algo mais atrativo para quem irá solicitá-lo é o fato de que a finalidade daquele dinheiro não precisa ser justificada, dando uma maior liberdade para o cliente e permite que o empréstimo seja feito antes mesmo de que a empresa sofra com problemas financeiros, antecipando e evitando possíveis crises nos negócios.

Se comparado ao tradicional a prazo, o empréstimo para capital de giro se mostra bem mais vantajoso para os empresários que buscam apenas manter o fluxo de caixa e deixar as contas do negócio funcionando de maneira mais fluida, trazendo menos riscos para aquele que está realizando o empréstimo para capital de giro.

A efeito de comparação, ao realizar um empréstimo a prazo, o pagamento anual do principal e dos juros são obrigatórios, e o não cumprimento de tais obrigações será prejudicial tanto para o dono, ou os donos da empresa, quanto para o próprio negócio.

O empréstimo a prazo também gera um risco para o lado financeiro da empresa, que caso o retorno monetário produzido pelo negócio não for superior ao que será pago pelo financiamento das dívidas, afeta diretamente os vencimentos do empreendimento.

Portanto, se o seu objetivo é reorganizar o caixa do seu negócio, com medidas mais rápidas, menos burocráticas e que são de menor risco para o futuro de sua empresa, essa se mostra como a melhor solução para revitalizar a saúde financeira do seu empreendimento. Procure a Credisul e saiba quais são os melhores caminhos a se tomar para recolocar seu empreendimento nos trilhos novamente, visando se livrar dos problemas financeiros e caminhar em direção à prosperidade dos negócios.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta