empréstimo para servidor público

Empréstimo para servidores públicos: conheça as modalidades

Fazer um empréstimo é um procedimento delicado que exige um bom estudo das modalidades de empréstimo. Os servidores públicos devem pensar e analisar bastante essas modalidades antes de fechar contrato de um empréstimo para servidor público. O pagamento da dívida de um empréstimo deve ser bem pensado para que os servidores não entrem em um endividamento em que não conseguirão cumprir.

Empréstimo para servidores públicos: como funciona e quais os tipos?
Empréstimo para servidores públicos: como funciona e quais os tipos? | Foto: Pexels.

Nesse sentido, um dos mais conhecidos é o empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais populares no país. Esse crédito de empréstimo para servidor público traz uma série de benefícios e possui várias modalidades para que cada servidor faça o uso da modalidade que melhor lhe representa e se adequa ao perfil do contratante.

Há várias categorias de empréstimo para servidor público e, neste texto, vamos lhe apresentar as mais populares e utilizadas pelos servidores públicos brasileiros. Conhecer a fundo as modalidades de empréstimo pode te ajudar a fazer uma boa escolha quando precisar do serviço.

No mercado financeiro, o empréstimo para servidor público é um investimento de sucesso. É um processo lucrativo a contratante e contratado quando bem negociado. Entre os inúmeros fatores, a garantia do pagamento é um agente importante para que os bancos o realizem. O empréstimo para servidor público consignado é descontado diretamente de seu salário, sem que o servidor tenha de formalizar o pagamento em boleto, cartão ou outra forma de devolutiva do crédito emprestado. É uma forma de pagamento automática. 

No entanto, existem diversas outras maneiras de pagamento e quitação da dívida. A seguir, algumas das modalidades:

Empréstimos consignados

Este é o empréstimo para servidor público mais popular e utilizado. Com o empréstimo consignado, o servidor público autoriza a companhia que forneceu o crédito a descontar diretamente de seu salário o valor da parcela de devolução do dinheiro emprestado. Essa forma dá mais segurança ao banco de possuir o valor combinado sem atrasos ou inadimplência. Além disso, a taxa de juros consignado do empréstimo para servidor público é baixa e simples quando comparada às outras, além do ótimo prazo para quitação da dívida: o prazo pode chegar até 96 meses de parcelamento.

É importante que o cliente fique atento ao CET, o Custo Efetivo Total do Empréstimo, que é a soma de todos os valores do empréstimo, como juros, encargos e taxas adicionais, para que não encontre problemas posteriormente no processo de pagamento da dívida. O empréstimo deve ser bem estudado.

Empréstimo para servidor público

Além do empréstimo consignado, o servidor também pode recorrer a outros tipos de crédito aos bancos. Aprendendo como funciona empréstimo para servidor público, o servidor pode escolher o que mais lhe beneficia e que conseguirá organizar suas finanças para quitar a dívida no futuro.

Empréstimo pessoal para servidor público

O empréstimo pessoal é também um empréstimo para servidor público que pode ser bastante útil. O empréstimo pessoal é o crédito para pessoa física, onde você pode utilizar o valor para reorganizar sua vida financeira, quitar alguma dívida pendente ou realizar aquela compra à vista tão sonhada. É um empréstimo um pouco mais delicado pois o banco não possui garantia de pagamento como no consignado. Cabe a cada companhia definir seus critérios avaliativos para a concessão do empréstimo.

Empréstimo para servidor público com garantia de imóvel

O nome é autoexplicativo, conhecido como Home Equity, este empréstimo para servidor público leva o imóvel do contratante como garantia de pagamento. É um empréstimo que oferece taxas, encargos e outras condições mais flexíveis ao contratante, em comparação às outras modalidades de empréstimo para servidor público. Caso o pagamento não seja realizado no prazo, como estabelecido no contrato, o servidor pode oferecer seu imóvel como pagamento da dívida.

Na maioria dos casos, os bancos oferecem outras alternativas antes de tomarem posse do imóvel dos contratantes.

Qual servidor pode solicitar? 

De modo geral, o empréstimo pode ser solicitado por servidores públicos de qualquer categoria: municipal, estadual ou federal. 

No entanto, para ter o empréstimo consignado, por exemplo, liberado pelos bancos, o servidor público precisa cumprir alguns requisitos, entre eles: receber através de uma companhia pagadora que possua um convênio com o órgão que vai emprestar o dinheiro e possuir margem consignável para comprometer nas parcelas mensais posteriormente. Atualmente, esse valor é de, no máximo, 30% do salário do servidor. Os clientes podem calcular o valor do empréstimo online e consultar a melhor modalidade para sua própria condição financeira.

Documentos exigidos

Os documentos exigidos podem variar de instituição para instituição. No entanto, alguns documentos são figurinhas carimbadas no processo de concessão de crédito como: RG (registro geral) ou documento oficial com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Também são comumente exigidos comprovantes de renda e de residência. Outros documentos também podem vir a ser solicitados de acordo com os critérios de cada banco, como a matrícula SIAPE do servidor.

A matrícula SIAPE, do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, é um número de identificação de servidores públicos federais e pensionistas, onde é possível consultar no sistema a folha de pagamento dos servidores.

É importante ficar atento a toda a documentação entregue e também aos documentos em que são assinados e autenticados. Fique atento às entrelinhas e, quando não entender algo do contrato, procure se informar e esclarecer, não tenha dúvidas perante o negócio em que está fechando.

É seguro realizar um empréstimo?

Levando em conta todas as modalidades de empréstimo e percebendo qual se adequa mais a você, pedir um empréstimo a uma instituição financeira não lhe apresentará riscos. Empresas como a Credisul até mesmo possuem plataformas digitais para a realização de empréstimo para servidor público, de forma que o cliente sequer precise sair de casa para realizar uma ação bancária segura e confiável.

Com uma boa organização e educação financeira, realizar e quitar um empréstimo não será um empecilho em sua vida financeira no futuro. O empréstimo inclusive pode te ajudar a reorganizar suas finanças e tocar em frente projetos que lhe trarão bons frutos.

Sendo assim, o empréstimo para servidor público é um procedimento a ser bastante pensado e estudado. Mas há empresas confiáveis, como a Credisul, garantindo que o desenvolvimento seja tranquilo e sem prejuízos ao contratante e contratado. Confira os serviços oferecidos pela Credisul

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta