Saiba tudo sobre o mercado financeiro

Com o advento da internet e o avanço na democratização desta, o conhecimento começou a se espalhar de uma forma muito rápida por todas as camadas da sociedade e de forma quase que universal. Algo que se tornou muito comum com o passar dos anos é a presença de tutoriais e cursos nas plataformas de vídeo, e dentro desse meio é necessário muita atenção já que muitas pessoas prometem coisas que são irreais dentro do mercado financeiro.

Por isso, é necessário ter o básico de educação financeira, para isso separamos diversos tópicos muito importantes para que você possa entender tudo sobre o mercado financeiro: o que são ações, CDB, tesouro direto, as subdivisões existentes dentro do mercado financeiro e sobre como ele funciona na prática.

Compra e venda de ações. | Foto: Freepik

Em economias liberais, o mercado financeiro é o responsável por fazer a intermediação entre os investidores e as empresas, com pouca ou nenhuma intervenção estatal. Desse modo, a sua principal função é regulamentar e tornar seguras as operações de negociação de ativos financeiros. 

O que é o mercado financeiro? 

Antes de mais nada, vamos entender o que é mercado financeiro. Como o próprio nome diz, mercado é o local onde alguém vende algo para alguém comprar. O mercado financeiro, não é muito diferente disso, nele é onde um conjunto de instituições e figuras negociam a compra e venda de produtos financeiros, como: ações, fundos, títulos públicos. Tem uma estrutura gigantesca, mesmo não sendo algo físico. É bastante complexo por englobar várias instituições financeiras. Além disso, o mercado financeiro influencia diretamente nos países que possuem relação comercial com o Brasil.

Você pode achar que o mercado financeiro é algo muito distante de você, porém se você possui uma conta em algum banco, muito provavelmente você já está inserido no mercado. Se você estranhou, explicarei a seguir como funciona o mercado financeiro e como você pode estar indiretamente nesse meio. 

Como funciona o mercado financeiro?

O mercado financeiro funciona basicamente como um local onde alguém empresta recursos, com o intuito de receber de volta, com mais uma compensação financeira depois de um tempo. Então, o dinheiro que você possuiu na sua conta “parado” na verdade pode estar sendo emprestado a outros correntistas que necessitam recursos e tendem a pagar a essa instituição em um período de tempo pré-determinado, com uma correção chamada “juros” e que o Brasil possui uma das maiores do mundo. No caso de ações, você compra parte da empresa sob a ótica de que aquela empresa gerará lucro e/ou suas ações valorizem.

De certo modo, quando uma empresa abre o seu capital, ou seja, se divide em ações que serão comercializadas na bolsa, ao comprá-las você faz um empréstimo financeiro a aquela instituição e caso ela prospere e valorize, ela retorna parte do seu lucro aos investidores.

 Quem são as figuras do mercado financeiro?

O mercado financeiro, por sua complexidade, possui diversas figuras muito importantes para o seu funcionamento, são elas: os investidores, os tomadores e os intermediários.

1. Investidores 

Os investidores são aqueles que possuem dinheiro “sobrando” e podem emprestar às instituições, em troca de uma rentabilidade a ser paga no momento da “devolução” desse empréstimo. 

2. Tomadores 

Os tomadores são aqueles que justamente precisam de recursos a mais do que eles possuem, para investir em suas empresas, por exemplo.

3. Intermediários 

Os intermediários, como o próprio nome já diz, são os responsáveis por fazer o intermédio entre os tomadores e os investidores sem que precise haver de fato um encontro entre ambos, esses normalmente são os bancos e as corretoras de investimentos, que facilitam essa relação entre ambos, mas obviamente com alguma taxa pela utilização dos seus serviços.

Principais instituições do mercado

O mercado financeiro é composto por diversas instituições financeiras, regulatórias e diversas outras, selecionamos as principais para explicar o que são e quais as suas funções.

Conselho Monetário Nacional (CMN)

O conselho monetário nacional, ou CMN, é o órgão que controla o funcionamento do sistema monetário, sendo o responsável pela formulação e regulamentação das políticas de moeda e de crédito.

Instituições financeiras 

As instituições financeiras são os intermediários nas negociações entre tomadores e investidores. Essas são as entidades que movimentam o Sistema Monetário. De modo geral, essas instituições são os bancos, corretoras, cooperativas de crédito, entre várias outras.

Bolsa de valores 

A bolsa de valores também pode ser incluída como instituição financeira, mas devido a sua importância merece destaque. Ela é a responsável pela negociação das ações de empresas com capital aberto. Atualmente só existe uma bolsa de valores que atua de forma legal no Brasil, que é a B3(formalmente conhecida como BM&FBOVESPA) que está localizada em São Paulo.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 

O CVM, ou Comissão de Valores Mobiliários, é o responsável pela regulamentação, desenvolvimento, controle e fiscalização dos mercados de capitais no Brasil. A sua principal função é garantir a transparência do Mercado de Valores Imobiliários, averiguando e punindo as fraudes detectadas.

Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil é o responsável por executar as normas impostas pelo CMN. Dentre suas principais tarefas estão: imprimir dinheiro e controlar a quantidade de papel moeda em circulação e autorizar e regulamentar o funcionamento dos bancos no Brasil.

Quais são as subdivisões do mercado financeiro brasileiro?

O mercado financeiro possui diversas subdivisões, podendo ser: de câmbio, monetário, de crédito, de capitais.

Mercado de Câmbio

O mercado de câmbio é baseado na troca de moedas entre países, e é formado por operações de exportações, importações, entradas e saídas monetárias. Os principais participantes desse mercado são, além do Banco Central, as corretoras de câmbio, empresas, fundos de investimento locais e investidores de fora.

Mercado Monetário

O mercado monetário é baseado em operações com o enfoque na liquidez, segurança, e flexibilidade. As principais operações desse mercado são: empréstimos e títulos públicos com vencimento em até 12 meses.

Mercado de Crédito 

Como o próprio nome já diz, o mercado de crédito é baseado em operações de empréstimos tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas. O bom funcionamento desse mercado é um índice de boa saúde da economia, desse modo serve como uma espécie de termômetro econômico.

Mercado de Capitais

É através do mercado de capitais que são negociados os ativos, ou seja, a compra e venda desses valores mobiliários. Aproximam investidores de empresas que necessitam de financiamento para seus projetos. Isso além de movimentar a economia e fortalecê-la, permite que se tenha uma diversificação na sua carteira de investimentos. 

Alguns investimentos disponíveis no mercado 

Para que você possa se familiarizar com os investimentos disponíveis no mercado, separamos os principais. Porém antes de tudo, você deve entender e definir qual o seu perfil como investidor, podendo ser conservador, moderado e arrojado. Investimentos conservadores, normalmente são os de renda fixa e com baixo risco, já os arrojados tendem a ser de renda variável e que não existe garantia de lucro.

Ações 

As ações fazem parte do capital social de uma empresa, ou seja, você ao comprar ações de uma empresa se torna sócio. Desse modo, você participa dos lucros ou prejuízos da empresa. Ações se enquadram como renda variável, já que ao comprá-las você não tem pré definido o seu retorno, podendo muitas vezes trazer prejuízo.

CDB

 Certificado de Depósito Bancário ou CDB, é um investimento de renda fixa, que, diferentemente do Tesouro Direto, é emitido por instituições privadas(pelos bancos). Então nesse caso, você empresta o seu dinheiro a essas instituições que determinam o valor a ser pago após um período determinado. 

Normalmente, os bancos utilizam esse dinheiro para emprestar a outros correntistas, com uma taxa de juros maior do que o pré definido com quem emprestou o dinheiro. É o tipo de investimento que possui um retorno certo, a menos que a instituição em que você investiu quebre. Desse modo, procure instituições que tenham baixo ou nenhum risco de quebra.

Debêntures 

Emitidos por instituições privadas, são títulos de médio a longo prazo, que são basicamente títulos de dívida. São utilizados como uma forma de financiar projetos, arrecadar fundos e para reestruturação de dívidas.

Tesouro Direto

O tesouro direto é um título público, considerado hoje como o investimento mais seguro do mercado, ou seja, é indicado para aqueles que procuram um investimento para sua reserva de emergência ou para investidores iniciantes. Com liquidez diária, existem diversas opções de vencimentos no mercado, e ainda rendem mais do que a poupança.

Enfim, agora que você pôde compreender alguns princípios básicos acerca do mercado financeiro e suas complexidades, é praticamente impossível que seu “eu interior investidor” não tenha sido despertado em você. Por isso, é necessário antes de tudo, uma saúde financeira. A Credisul é pioneira no mercado, possui diversas soluções financeiras e pode ajudar na gestão de contas e controle da vida financeira. Há 22 anos atuando nesse mercado, ajudando os clientes a realizar o sonho da casa própria, do carro novo ou de quitar aquela dívida.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta