Os 10 erros comuns de empreendedores com as finanças

Empreender não é uma tarefa fácil, mas, também, não é um bicho de sete cabeças. Pois, com um bom planejamento e conhecimento na área, um indivíduo pode conquistar números altos e relevantes em seu empreendimento. Com cuidado, atenção, estudo e a parceria de uma empresa de excelência e compromissada com seus clientes, você não cairá nos erros comuns de empreendedores e sua gestão financeira não será um problema, pelo contrário, será uma atividade de retorno positivo em sua vida pessoal e profissional. 

Para evitar eventuais erros financeiros, é importante conhecer quais são os maiores erros cometidos por empreendedores para, a partir do conhecimento desses principais erros de um empreendedor, saber como tocar seu negócio e quais são as medidas de risco financeiro para sua empresa.

Conhecer os principais erros financeiros dos empreendedores irá te ajudar na gestão de seu negócio, para não só conhecer erros de empreendedores, mas ir além e conhecer seu próprio mercado de atuação. Além disso, quando começar seu próprio empreendimento, isso também será uma peça chave que te colocará à frente de muitos concorrentes. 

Não é necessário ser um especialista para empreender, pois você poderá cometer alguns erros de empreendedores no começo, mas, a partir do momento que começar a empreender, é importante inteirar-se sobre os nuances do mercado e ir cada vez mais em busca de formar-se e informar-se na área em que escolheu empreender. 

Erros de empreendedores e erros financeiros. | Foto: Freepik.

Com o passar do tempo, ao adquirir um bom entendimento e conhecimento de mercado, você notará como estudar o mercado fará diferença em sua vida. Pois os temas vão ficando mais fáceis de compreender e os problemas mais ágeis de serem resolvidos, deixando para trás seus antigos e comuns erros de empreendedores.

É importante analisar os erros financeiros e também sua própria desenvoltura em cada um deles. Sendo assim, busque compreender seu desempenho para entender e encontrar em quais áreas será preciso aprimorar-se e dedicar um pouco mais de tempo de cuidado e análise.

Por mais que pareça super difícil empreender, aos poucos está se tornando uma alternativa a milhares de brasileiros. Cada vez mais brasileiros abrem seu próprio negócio e veem no empreendimento uma chance de mudar seu padrão de vida e ascender socialmente. No entanto, alguns erros são bem comuns, principalmente no primeiro empreendimento, mas, com calma e cuidado, seu modo de pensar vai adaptando-se ao modo de pensar de um empreendedor e, com o tempo, seu negócio se tornará um sucesso.

Neste texto, vamos abordar dez tipos de erros de empreendedores mais comuns no mercado financeiro, de forma que você poderá auto analisar seu desempenho perante a estes erros financeiros e pegar dicas de como se portar em seu empreendimento. Confira!

Fique atento às dicas no texto e, caso identifique-se com algum dos erros de empreendedores, acalme-se, pois é com a prática que você irá corrigir estes erros financeiros e trilhar seu caminho rumo ao sucesso do seu empreendimento. Vamos à lista!

1. Não conhecer suas operações

Se você, empresário, doa seu sangue para um funcionamento do seu empreendimento todos os dias, mas nunca reflete sobre o que realmente acontece em todas as fases do processo operacional da sua empresa, você está começando a cometer erros. O não entendimento do funcionamento de seu próprio negócio, pode causar grandes problemas e dificuldades a longo prazo. Portanto, não entender bem seu próprio negócio é um dos maiores erros de empreendedores. É importante que você conheça seu negócio em detalhes, saiba tudo com cuidado e cautela. 

O processo operacional envolve demonstrar tudo o que a empresa precisa para realizar suas atividades e continuar num saldo positivo. Por mais que existam pessoas contratadas para cuidar dessa função diariamente,  é de suma importância que o empreendedor entenda o processo de sua empresa.

2. Não analisar seu desempenho

Focar em apenas manter os registros das informações necessárias, sem realizar a análise de desempenho representada por cada registro, é um dos erros financeiros, pois tudo é baseado em dados. Isso é ainda mais importante, porque vivemos na era digital, onde tudo está conectado e on-line.

Os dados apontam para indicadores importantes que podem corrigir erros ou melhorar os processos do seu negócio. Da mesma forma, um empresário que mantém registros financeiros, sem olhar para o que os dados lhe dizem, apenas economiza papel ou espaço no disco rígido. Na prática, isso significa que você pode observar o gasto mensal de estoque ou o custo das operações de vendas atuais.

3. Ignorar o fluxo de caixa

Os Indicadores de desempenho são ferramentas que podem medir os resultados das atividades estratégicas executadas por uma empresa, em um determinado período. O que foi feito, quais métodos foram usados, quantas pessoas participaram e quanto se refletiu em vendas, custos, lucros, etc.

Falando de indicadores de gestão financeira, especificamente, eles são divididos em cinco categorias: 

  • Atividade; 
  • Estrutura 
  • Capital;
  • Fluidez; 
  • Lucratividade.

Se o empresário ignorar essa etapa importante, ele nunca entenderá o processo que precisa ser melhorado, sendo assim, esse é um dos famosos erros de empreendedores. Portanto, se você não quiser cometer esse erro novamente, aprenda a conduzir a análise de desempenho, com foco na gestão financeira, planejamento, controle e flexibilidade para implementar a mudança.

4. Não controlar o estoque

Primeiro, você precisa saber qual tipo de controle de estoque é o melhor caminho para a sua empresa para determinar a quantidade de produtos, levando em consideração a maior ou menor margem. E, para suprir uma demanda criada em um determinado período de tempo, é necessário rastrear os dados e informações gerados de forma sistemática. Por exemplo, as empresas de varejo não podem usar o mesmo método para gerenciar o estoque em indústrias ou restaurantes. 

Pense, também, nos seguintes questionamentos: Quais são os produtos que você vende? Você usa estoque em consignação? O seu estoque atual é o mais baixo ou o mais alto? Sendo assim, se seu controle de estoque for insuficiente, você perderá dinheiro; se o seu estoque estiver muito cheio, você não venderá; se seu estoque estiver vazio, você não terá vendas e seu fornecedor pode ter um problema.

Qual delas é mais semelhante à sua unidade de negócios? Pense nisso e evite mais um dos erros de empreendedores.

5. Não ter capital de giro suficiente

Uma empresa sem capital de giro suficiente, não consegue tocar as básicas tarefas diárias. O empreendedor deve ter em mente que o capital é fundamental para manter as condições da empresa e não cair em mais um dos erros de empreendedores. Sendo assim, o capital de giro permite que as atividades da empresa sejam desempenhadas da maneira adequada, sem erros financeiros. 

6. Desorganização

A desorganização pode ser um problema em vários setores, não só de sua vida profissional, mas também da pessoal.

Quando falamos de vida profissional, a organização deve ser uma de suas melhores amigas, pois com ela, você poderá visualizar melhor seus ganhos, perdas, erros, ações positivas e negativas de forma rápida e fácil. Além disso, uma boa organização lhe ajudará a não passar por grandes sufocos. Portanto, mantenha sua empresa organizada e deixe a desorganização passar bem longe do seu negócio.

7. Misturar contas pessoais e empresariais

Este é um assunto recorrente e importante de ser comentado detalhadamente, pois se trata de um dos  erros comuns de empreendedores, principalmente, quando são negócios de família.

Não misture as coisas, o fato de você ser o dono da empresa, não significa que você pode usar o dinheiro do caixa para contas pessoais, sem qualquer tipo de cuidado e controle. Esse é um dos erros financeiros que não pode ser cometido, pois você deve ser responsável e compromissado com seu negócio. 

Portanto, não misture a conta da empresa com a sua conta pessoal. O mesmo vale para o contrário: é preciso muito cuidado com a gestão financeira da empresa. 

8. Não fazer planejamento estratégico

O planejamento, em conjunto com a organização, serão peças-chave de sua empresa, porque você precisa planejar seu negócio e ter metas. Além disso, é importante acompanhar seu desempenho rotineiramente de forma aprofundada. 

O planejamento é a maneira como você atingirá sua meta. Sendo assim, crie seu próprio curso e guie-se por ele e conheça detalhadamente seu passo a passo. O planejamento é essencial para não cair em erros financeiros e administrar bem a situação financeira de sua empresa.

9. Não ter reserva de emergência

Pode parecer estranho, mas a reserva de emergência é essencial, principalmente na gestão financeira. E, ainda assim, é um dos maiores erros de empreendedores, pois são poucos aqueles que possuem uma reserva para emergências. 

A reserva serve para diversas situações: dar conta de uma despesa inesperada, de uma queda na receita ou outras adversidades. E, assim que for necessário utilizá-la, será necessário recompô-la de volta o mais rápido possível. Sendo assim, a reserva sempre deve existir. 

10. Não conhecer seu mercado

Como exposto no texto, todas essas dicas se aglomeram em uma só: conheça seu mercado. Pois, é seguindo todos os passos citados, que você aprenderá e conhecerá seu próprio mercado. 

Você vai passar a observar as nuances, a entender onde é mais vantajoso investir e como investir também. Portanto, conhecer seu mercado é de extrema importância para a gestão de seu negócio, uma vez que, conhecendo seu mercado, você fará com que seu negócio trilhe um caminho de sucesso e positividade, para não cometer erros comuns de empreendedores.

Por isso, é importante que você esteja empreendendo ao lado de uma empresa de confiança e de atendimento único, como a Credisul – que trabalha com empréstimo para capital de giro -, para que você possa trabalhar com tranquilidade e da melhor forma possível, sem cometer os erros comuns de empreendedores e grandes erros financeiros, que vão comprometer a sua empresa.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta