A política de crédito vem ganhando cada vez mais notoriedade no mercado financeiro. Isso porque a medida garante uma maior segurança às empresas que concedem créditos a clientes, seja no momento de aprová-los ou negá-los. Uma série de critérios vai compor o documento para que as empresas analisem o processo de concessão de crédito aos clientes, possibilitando um processo confiável e com menos danos e riscos ao fluxo de caixa das companhias.
Adotar na sua empresa lhe dará uma maior confiança para realizar empréstimos e gerenciar possíveis crises.
O que é política de crédito?
Um documento com um conjunto de critérios e fatores que as empresas devem considerar ao concederem crédito a seus clientes é uma boa definição sobre o que é política de crédito. O crédito é um empréstimo financeiro a um cliente.
Cada empresa define quais serão as regras que regerão sua própria política de crédito, não existe uma fórmula completamente ideal, cada empresa pode se adaptar a uma modalidade da política de crédito e se sair muito bem na gestão financeira de sua companhia.
Definir uma auxilia o departamento financeiro de uma companhia. A partir da criação das regras e critérios da política de crédito, conceder empréstimo a um cliente será mais seguro para a empresa.
Com isso, a empresa pode analisar melhor o perfil do cliente, consultar seu histórico e definir quais serão os melhores parâmetros de empréstimo financeiro para aquele cliente. Este processo é importante para evitar problemas financeiros a empresa no futuro, é importante garantir a estabilidade da companhia e, a partir da política que for adotada, essa estabilidade poderá ser alcançada.
Definindo a política de crédito ideal para empresa e cliente, o risco de inadimplência e descumprimento das normas estabelecidas pelo empréstimo diminui.
Quando usar política de crédito
A política de crédito é essencial para o momento em que uma companhia concederá um empréstimo financeiro de crédito pessoal a algum cliente.
O empréstimo de dinheiro é um momento delicado para a companhia que o concede. É preciso verificar uma série de fatores sobre o cliente que o solicita, e é nisso que irá auxiliar. Com uma política de crédito bem estruturada, a companhia pode verificar diretamente os elementos importantes sobre o cliente e seu histórico na empresa para decidir aprovar, ou negar um valor de crédito, garantindo um bom e lucrativo negócio.
Existem várias modalidades da política de crédito e ainda que a empresa seja pequena, ou com um baixo número de clientes inadimplentes, ela é importante para manter esses números, mesmo que seja uma política mais mansa. Já para as empresas maiores, com um grande número de clientes inadimplentes, a política de crédito é imprescindível, com normas muito mais criteriosas e rígidas, pois um número alto de inadimplência significa prejuízo aos cofres da empresa.
A política de crédito irá manter seu fluxo de caixa positivo e organizar da melhor maneira o empréstimo aos clientes. As companhias que desejam um departamento financeiro estável e consolidado, devem fazer um bom uso, prevenindo riscos e, quando necessário, utilizar da mesma para remediar conflitos e gerir crises de forma em que a empresa se recupere de maneira rápida ou imediata.
Vantagens da política de crédito
Como citado no texto, a política de crédito pode auxiliar tanto as grandes como as pequenas empresas. Com ela, as companhias mantêm uma estabilidade financeira e um conjunto de normas e regras que vão ajudar na gestão do departamento financeiro da empresa.
A política de crédito é uma ferramenta importante na saúde e manutenção das empresas. Diminuir riscos, gastos desnecessários ou que não geram um bom lucro para a empresa, fará com que a companhia conquiste uma independência financeira e melhor qualidade na gestão de seu fluxo de caixa.
Critérios para política de crédito
Cada empresa pode adotar uma série de critérios para definir a política de crédito essencial para sua própria gestão. No entanto, existe um conjunto de fatores importantes para serem considerados ao construir a política de empréstimo de uma empresa. Conhecer o perfil do seu cliente é essencial, além de ser importante saber avaliar cada perfil.
Nenhum cliente possuirá um perfil idêntico, é dever da empresa considerar nuances e divergências ao realizar a análise do crédito, para que o empréstimo seja uma via de mão-dupla: um bom negócio ao cliente e à companhia. A boa relação com o cliente neste momento será essencial para a empresa.
Neste processo de avaliação do perfil do cliente, os quatro “C” de crédito lhe auxiliarão para entender melhor quem está solicitando o empréstimo. Confira a seguir.
Caráter
Este é primordial. Trata-se de um risco muito grande avaliar se o cliente irá pagar posteriormente o valor emprestado ao mesmo. Caso o cliente apresente um perfil inclinado a não devolução do valor, você poderá prevenir um grande desfalque financeiro em seu caixa ao negar crédito a ele.
Capital
Outro fator importante, analise qual a capacidade financeira de seu cliente. Após o empréstimo, esse cliente terá condições de realizar a devolutiva do valor emprestado sem apresentar um risco à sua própria situação financeira? Ele poderá priorizar o pagamento do empréstimo a outras finanças pessoais? Faça uma análise detalhada da situação do cliente.
Condições
Assim como o capital, é importante analisar as condições de retorno do dinheiro emprestado ao cliente: em quanto tempo esse dinheiro voltará à companhia? O pagamento será parcelado? Este cliente terá estabilidade financeira durante todo o período de devolução? Faça projeções. Ainda que as condições do cliente possam ser alteradas ao longo do tempo, a empresa terá uma maior facilidade ao gerir prováveis crises.
Colateral
Quais garantias o cliente oferecerá para o pagamento da dívida? Existem uma série de garantias que podem ser realizadas neste processo, alguns clientes oferecem bens materiais, imóveis. Neste caso, a companhia deve considerar quão vantajoso será a garantia do cliente para caso a dívida não seja paga.
Esta colateral deve ser verificada pela companhia: a garantia realmente existe e, caso exista, está no nome do cliente para possível passagem de nome? Esta garantia deve constar em contrato autenticado, para que não haja prejuízo algum à companhia que oferece o empréstimo.
Adote a política de crédito
Uma política de crédito bem estruturada será um pilar importante da estabilidade financeira de sua empresa. Estude os melhores critérios para sua companhia e clientes e faça o uso. Para isso, a Credisul, que trabalha com crédito consignado, pode ajudá-lo no processo.