Saiba como organizar sua vida financeira com a Credisul

Ter uma vida financeira bem organizada pode fazer toda a diferença para a sua qualidade de vida. Quando você possui controle sobre o seu próprio dinheiro, você tem uma maior segurança na hora de fazer investimentos e benefícios no seu poder aquisitivo.

No entanto, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. Por isso, a Credisul preparou este guia para organizar as suas finanças, com dicas valiosas para melhorar a sua vida financeira pessoal. Confira! 

O que é vida financeira pessoal e como organizar a sua? | Foto: Unsplash.

Importância de organizar a vida financeira

O que é vida financeira pessoal?

Ter uma vida financeira pessoal saudável é, acima de tudo, ter estabilidade e organização na hora de lidar com dinheiro. Você sabe quanto ganha, quanto gasta e o quanto sobra para poder investir em desejos, viagens e realizações pessoais. 

Também é importante saber separar a sua vida financeira pessoal das finanças da sua empresa, por exemplo. Misturar as contas pessoais e empresariais trará prejuízos para ambas as áreas e atrapalhará na hora de organizar o seu dinheiro. 

Por que é importante organizar a vida financeira

Organizar a sua vida financeira pode melhorar muito a sua vida e a vida da sua família. Ao manter uma vida financeira estável e bem organizada, você possui um maior controle em relação ao seu dinheiro e tem mais poder na hora de tomar decisões. 

Com noções de educação financeira, você tem uma maior previsibilidade do quanto você vai ganhar, para, assim, organizar suas contas, reservar uma quantia para emergências e ainda poupar para realizar investimentos, sonhos e quitar suas dívidas. 

Dicas de como organizar sua vida financeira

1. Saiba suas receitas e despesas

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem exatamente quanto ganham por mês, principalmente quando suas receitas são variáveis. Por isso, manter uma lista de entradas e saídas da sua conta pode ajudar na hora de organizar as despesas. 

Você deve manter registrado tudo o que você ganhou e tudo o que você gastou. Isso pode ser feito com papel e caneta, com uma planilha no computador ou com aplicativos no celular com essa finalidade; o que importa é que essas informações estejam bem organizadas e acessíveis para consulta e para inserir novos dados. 

Além disso, você pode organizar seus gastos e ganhos por categorias, como aluguel, contas pessoais, lazer e supérfluos, por exemplo, e observar onde seu dinheiro está sendo gasto e em que áreas você pode poupar e melhorar seus gastos. 

2. Quite suas dívidas

Após fazer um registro dos seus gastos e dos seus ganhos, você pode observar se as suas dívidas estão ocupando uma parte significativa do seu orçamento pessoal. Por conta desse problema, muitas pessoas não conseguem poupar dinheiro e acumulam ainda mais débitos, e acabam se encontrando em uma situação difícil de sair. 

É importante entender quais são as suas dívidas, e se elas são dívidas boas (como o financiamento de uma casa, por exemplo), ou dívidas ruins (como gastos com cartão de crédito e cheque especial). 

A partir disso, você pode traçar soluções para quitar as suas dívidas e melhorar a saúde e estabilidade da sua vida financeira. Uma dica importante é começar pelas dívidas com as taxas de juros mais altas, e trabalhar a partir daí para se livrar das dificuldades financeiras.

Além disso, se o valor da sua dívida for muito alto, um outro caminho é buscar renegociar a sua dívida com o seu banco ou cartão de crédito. A Credisul também pode te ajudar a quitar as suas dívidas e melhorar sua vida financeira. Conheça nossas soluções financeiras no site. 

3. Use o cartão com sabedoria

O cartão de crédito pode se tornar um inimigo e fazer com que você contraia dívidas. Por isso, você deve usá-lo com muito cuidado. Quando você não mantém um controle dos seus gastos no cartão de crédito, a fatura pode chegar com um valor inacessível e fazer com que você tenha dificuldades para pagar. 

É preciso tomar ainda mais cuidado com parcelamentos: essa forma de pagamento pode tomar uma fatia considerável do seu orçamento mensal e aumentar muito a sua fatura. Além disso, também evite parcelar o pagamento da sua fatura: os bancos cobram taxas de juros altíssimas e isso pode comprometer a sua vida financeira. 

Por isso, o ideal é priorizar o pagamento no cartão de débito, fazendo com que o dinheiro deixe a sua conta imediatamente e evitando surpresas negativas ao fim de cada mês.

4. Planeje as contas do seu mês

Possuir um planejamento financeiro bem feito é essencial para a organização da sua vida financeira. Esse planejamento, visando o médio e o longo prazo, deve ser feito buscando prever as suas despesas e como você poderá usar seus recursos ao longo dos próximos meses. 

Esse planejamento busca prever gastos específicos, como compras de Natal, material escolar, entre outros, e fazer com que você esteja preparado para eles e possa poupar dinheiro a tempo. 

5. Tenha disciplina com seu dinheiro

Uma vida financeira organizada e estável exige muita disciplina. Frequentemente, nos deparamos com “promoções imperdíveis” ou com produtos que desejamos, mas que não precisamos realmente. 

Por isso, ter disciplina na hora de gastar seu dinheiro e reservar uma parcela delimitada do seu orçamento para esses gastos supérfluos podem ser atitudes que podem ajudar você a ter um maior controle sobre aquilo que você gasta. 

Outra dica que pode ajudar com a sua disciplina ao gastar dinheiro é estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo. Se você tem o sonho de fazer uma viagem, comprar um carro novo ou de investir em algo de alto valor, estabeleça essas metas e mantenha seu foco no objetivo final. 

Assim, você tem menos chances de gastar com algo que não precisa, já que isso implicará na realização de um sonho futuramente. 

Conheça a Credisul

A Credisul é uma empresa que trabalha com soluções financeiras em crédito consignado e portabilidade de crédito. Se o seu sonho é quitar as suas dívidas, ter uma melhor gestão das suas contas e organizar a sua vida financeira, a Credisul pode te ajudar! Se você deseja saber mais, visite nosso site.

Imagem padrão
credisul
Artigos: 44

Deixar uma resposta