Empréstimo para aposentado: saiba qual o ideal

Você está tentando equilibrar as contas, mas só com a sua renda fixa não está sendo possível? Já pensou em pedir um empréstimo para aposentado ao banco? Com certeza, você já ouviu falar em empréstimo consignado e talvez alguém já tenha até te oferecido um. Mas será que empréstimo consignado para aposentado vale mesmo a pena?

Se você tem essas e outras dúvidas relacionadas ao empréstimo para aposentado, esse artigo é para você. Aqui, vamos te explicar: 

  • Qual o melhor empréstimo para aposentado e o que é o empréstimo consignado para aposentado;
  • Como o empréstimo consignado funciona;
  • Quais os requisitos do empréstimo consignado;
  • Qual o valor do juros do empréstimo consignado para aposentado;
  • Quanto é possível pedir em um empréstimo consignado.

Achou interessante? Para entender todos esses tópicos relacionados ao empréstimo para aposentado, basta seguir a leitura até o fim. Boa leitura!

Entenda qual o melhor empréstimo para aposentado. | Foto: Freepik.

Quem são os aposentados?

Antes de partir para o assunto do empréstimo para aposentado, é preciso deixar claro quem é considerado aposentado no Brasil. Toda pessoa que recebe aposentadoria, geralmente concedida pelo INSS, é considerada aposentada, independente da sua idade. No Brasil, há três formas pelas quais uma pessoa pode se aposentar: a aposentadoria por invalidez, por idade, por tempo de contribuição e a aposentadoria especial. Vamos entender um pouco mais delas?

1. Invalidez

A aposentadoria por invalidez é concedida a quem não pode mais trabalhar por algum motivo de saúde. O impedimento precisa ser comprovado por um perito do INSS.

2. Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade acontece quando o contribuinte atinge o mínimo de idade e anos de contribuição necessários para pedir a aposentadoria. Para homens, a idade necessária é de 65 anos e 15 de contribuição. Já para as mulheres, a idade mínima é de 62 anos e 15 de contribuição.

3. Aposentadoria por tempo de trabalho

Nessa modalidade, o contribuinte se aposenta por já ter contribuído pela quantidade de anos necessária. Atualmente, a idade mínima de contribuição para homens é de 35 anos e de 30 para mulheres. Em ambos os casos é preciso ter idade mínima, que para homens é de 65 anos e para mulheres é de 62.

Se você se encaixa nessa classificação, você é um aposentado e pode procurar um empréstimo para aposentado.

INSS

Como mencionamos, geralmente, as pessoas se aposentam pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). O INSS é um órgão público responsável por garantir assistência aos contribuintes em situações que os obriguem a se afastar do emprego. Algumas dessas situações são: gravidez, acidente, idade avançada e problemas de saúde. Nesse sentido, o órgão é responsável por pagar salário-maternidade, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte.

Aposentados podem pedir empréstimos?

Uma dúvida que alguns aposentados têm é em relação à possibilidade de pedir um empréstimo sem estarem trabalhando. Isso é possível? Sim! Aposentados podem pedir empréstimos assim como qualquer outra pessoa. Dessa forma, as regras de um empréstimo para aposentado, seja ele um empréstimo pessoal para aposentado seja um empréstimo consignado para aposentado, são as mesmas que as de um empréstimo para uma pessoa que está no mercado de trabalho. Isso significa que o banco irá consultar os bancos de dados de proteção ao crédito, como a Serasa, para saber se o aposentado tem histórico de não pagar suas dívidas. 

Se o aposentado já estiver devendo, algumas instituições financeiras podem negar o empréstimo. No entanto, é melhor consultar o banco ao qual se deseja pedir o empréstimo, para que ele analise a sua situação e lhe apresente também as suas regras específicas na hora de conceder o empréstimo para aposentado.

O que é um empréstimo consignado?

Empréstimo consignado é um modelo de empréstimo que desconta as parcelas do pagamento direto da folha de pagamento da pessoa que pediu o empréstimo. Em outras palavras, assim que o pagamento do benefício do INSS cai na conta, o banco já desconta o valor do pagamento do empréstimo automaticamente. 

Com isso, a pessoa não tem como adiar o pagamento das parcelas do empréstimo. Essa é, inclusive, uma das principais diferenças do empréstimo pessoal para aposentado, pois este último não é descontado diretamente da conta do contratante.

Se por um lado o empréstimo consignado traz a vantagem de impedir que o contratante atrase o pagamento do empréstimo e fique endividado, por outro ele pode acabar comprometendo o orçamento da pessoa. Afinal, ela terá menos dinheiro na conta para pagar suas despesas fixas, como água e luz. Por isso, é importante ser cauteloso ao pedir um empréstimo consignado para aposentado.

Empréstimo consignado para aposentados: vale a pena?

Imagine a seguinte situação: Um aposentado passou a vida inteira tentando se organizar financeiramente e por muitos anos até conseguiu. No entanto, a pandemia chegou e por mais que se esforçasse, ele não conseguia se manter no azul. Acabou endividado. 

Estar endividado, pagando juros mais altos em empréstimos pessoais para aposentados, é um dos casos de quando um aposentado pede empréstimo consignado. Situação semelhante à citada acima. A outra situação em que se pede um empréstimo para aposentado é quando se está pensando em abrir um negócio.

Se algum desses é o seu caso, então o empréstimo consignado para aposentado pode ser uma boa opção para você. Como o empréstimo consignado é descontado direto da folha de pagamento, o aposentado não corre o risco de atrasar uma parcela e acabar se endividando ainda mais.

Mas além da questão do desconto direto na folha de pagamento, a principal vantagem de um empréstimo consignado para aposentados é que esse grupo paga juros menores do que qualquer outro grupo. O que os bancos consideram para emprestar o dinheiro é a capacidade do contratante de pagar pelo empréstimo. Como o empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento, a pessoa que tem menos ou nenhuma chance de ser demitida é considerada mais provável para quitar a conta.

Desse modo, aposentados, pensionistas e servidores públicos são as pessoas mais prováveis de pagar o empréstimo e, por isso, pagam juros mais baixos na hora de contratar um empréstimo consignado. 

Um empréstimo consignado para aposentado tem juros de 2,08% por mês, enquanto um empréstimo pessoal para aposentado pode acabar saindo mais caro do que isso. Esses juros menores ocorrem porque os bancos consideram que, nesses casos, o risco do contratante não pagar o empréstimo é muito baixo, por isso os juros de empréstimo para aposentado são menores. 

Requisitos do empréstimo consignado INSS

Como o empréstimo consignado é descontado direto da folha de pagamento, diminuindo as chances de calote, ele requer menos burocracia que outros empréstimos pessoais para aposentados. Tudo o que você precisa para contratar um empréstimo consignado é ter a idade mínima requerida pelo banco, ter uma conta bancária e apresentar as cópias do seu RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

Valor do empréstimo

Se você está considerando pedir um empréstimo para aposentado, precisa considerar algumas informações importantes. O valor do empréstimo para aposentado, no caso do consignado, não pode ultrapassar 35% do valor da renda do aposentado. Por enquanto, essa é a regra, mas a partir do dia 31 de dezembro de 2021, será possível fazer empréstimo para aposentado de até 40% do valor da renda. Sabendo disso, você já pode pensar se este empréstimo para aposentado pode te ajudar a pagar as suas contas ou abrir o seu negócio.

Suspensão do empréstimo consignado: Quando acontece?

Até o início do primeiro trimestre de 2021, não era possível suspender as parcelas do pagamento do empréstimo consignado quando se perdia o emprego. Assim, em caso de demissão, o contratante tinha que encontrar alguma outra forma de pagar o empréstimo ou negociar um acordo com o banco. Alguns contratos até previam que 30% do valor da rescisão do contrato fosse abatido para ajudar a pagar o empréstimo, mas nem sempre isso cobria o valor total do empréstimo.

Em 2021, no entanto, a Câmara dos Deputados mudou essa realidade ao aprovar uma nova proposta de lei. Ela prevê que o pagamento das parcelas de empréstimo consignado com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021 sejam atrasadas em 120 dias. Assim, o contratante ganha 4 meses para tentar pagar o empréstimo.

Contrate um empréstimo consignado da Credisul

Conseguiu decidir qual empréstimo para aposentado é o melhor para você? Então, você já pode contratá-lo aqui na Credisul. Mas por que na Credisul? 

Somos uma empresa de soluções financeiras que está desde 1999 no mercado, ajudando nossos clientes a realizarem os seus sonhos, como a casa própria, quitação de dívidas ou a compra do carro novo. O segredo para isso está na excelência do atendimento ao cliente e nas relações com outras instituições – 12 bancos no total – construídas ao longo de anos de trabalho bem-feito.

Entre em contato conosco para contratar o melhor empréstimo para aposentado que você pode ter. Aqui, nós garantimos rapidez e total segurança para você, pois entendemos que quem precisa de um empréstimo não pode esperar. Conte com a Credisul para te ajudar!

Imagem padrão
credisul
Artigos: 35

Deixar uma resposta